Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | 10:40

Matérias - 20/11/2015 | 07h45m

Servidora vence prêmio “Professores do Brasil”

Três Rios

A professora Maria de Fátima Batista Nascimento, da rede municipal de ensino é a representante da região Sudeste no Prêmio Professores do Brasil. A professora da Escola Municipal Leila Aparecida de Almeida foi a vencedora da categoria Creche, ficando a frente de professores de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e participará da premiação nacional em Brasília. O trabalho apresentado foi selecionado por especialistas em educação indicados pelo MEC. 

O Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, tem como objetivo reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da Educação Básica através do desenvolvimento de experiências pedagógicas bem sucedidas.

O Prêmio consiste na seleção e premiação de experiências pedagógicas desenvolvidas por professores das escolas públicas, instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino numa das etapas da Educação Básica, que comprovadamente, tenham tido êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação.

Com o projeto “Nossos Pequenos Jardineiros”, a professora apresentou um relato de experiência sobre o projeto de alimentação saudável realizado na Escola Municipal Leila Aparecida de Almeida, no bairro Purys, com alunos do maternal  III, de 3  a 4 anos.

“O trabalho surgiu mediante a necessidade de reeducar os hábitos alimentares dos alunos, que consumiam apenas alimentos industrializados e não se interessavam pela merenda escolar. Outro fator motivante do projeto era que havia na escola alunos com problemas de saúde relacionados à má alimentação”, destacou a professora Maria de Fátima.

O projeto “Nossos Pequenos Jardineiros” tem como objetivo promover novos conhecimentos, reflexões, mudanças de hábitos e atitudes em relação ao modo de viver e consumir os alimentos. Contempla-se uma experiência de manutenção de uma horta orgânica e as atividades relacionadas a uma educação ambiental.

“Através desse trabalho interdisciplinar, procuramos desenvolver conceitos ambientais e despertar sobre a importância dos alimentos nutritivos para uma vida mais saudável, envolvendo a família e a comunidade. Acredito que a participação dos alunos nas atividades de plantio e manutenção de hortaliças seja um dos passos para um aprendizado que os possibilite valorizar e ingerir alimentos mais nutritivos”, declarou a vencedora do Prêmio Professores do Brasil.

A secretária de Educação, Carla Nasser Monnerat, disse que o prêmio será um grande estímulo para que mais professores  e diretores da rede municipal de ensino desenvolvam projetos inovadores e merecedores de premiação nacional.

“Parabéns a todos que contribuem para esta qualidade, que é fruto de trabalho coletivo e persistente, e fazem a Educação do município despontar no cenário nacional”, afirmou.


O prefeito Vinicius Farah também comemorou a premiação. “Estamos honrados com mais esta conquista, pois retrata a qualidade da educação que promovemos. Investir em Educação passa também em dar condições para que os talentos despontem e sejam reconhecidos. Parabéns à professora Maria de Fátima. Parabéns à diretora Katia Almeida. Parabéns a equipe da E.M.Leila Aparecida de Almeida.”