Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | 05:48

Matérias - 23/11/2015 | 13h40m

Pinheiral recebe palestra contra drogas

Pinheiral

“O progresso humano não é automático nem inevitável. Cada passo dado rumo à justiça requer sacrifício, sofrimento e esforço” disse o Delegado Antônio Furtado iniciando uma palestra no município, citando Martin Luther King.
 

O Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira recebeu um dos grandes nomes da segurança pública da nossa região. Com expressiva atuação na 93º DP de Volta Redonda, durante quase quatro anos, o delegado Antônio Furtado vem realizando diversas palestras nas escolas.

De acordo com o delegado, atuar nas cidades levando informação sobre o tema está sendo gratificante.

“É com grande orgulho que hoje venho a Pinheiral e agradeço a comunidade pela acolhida. Hoje estou numa nova etapa em Cachoeira de Macacu, mas tenho grande carinho por nossa região. Quando delegado titular em Volta Redonda, realizamos 1.800 prisões durante quase 4 anos de atuação”.

Com seu projeto, "Fecha Comigo Contra as Drogas - Pais e filhos juntos pela vida”, Antônio Furtado vem buscando se aproximar dos estudantes para alertar sobre as drogas e também dos pais para orientá-los quanto aos sintomas dos que estão envolvidos neste mundo muitas vezes sem volta.

“A iniciativa do projeto das palestras surgiu depois de muitos pedidos das pessoas. Por estar inserido ativamente nesse processo, me solicitavam com frequência para realizar palestras didáticas que envolvessem, principalmente, a juventude”, declarou.

De acordo com Paulo Chantal, presidente do Conselho Municipal de Segurança de Volta Redonda, o objetivo do trabalho é auxiliar no combate as drogas em todos municípios.

“Estamos aqui para enfrentar as drogas. Este trabalho é para estender a mão aos municípios e oferecer ajuda”, declarou Paulo se colocando à disposição de Pinheiral para colaborar.


O Secretário de Saúde, Lauryston Guimarães, responsável pela organização do evento, agradeceu a presença do delegado Antônio Furtado e declarou a vontade em recebê-lo novamente no município.

“O trabalho que o delegado vem realizando é ímpar. Ele viveu dramas de perto e tem grande importância ao alertar pais e filhos para a prevenção e consequências do uso de drogas”, disse Guimarães.

O prefeito José Arimathéa, agradeceu pelo trabalho realizado, parabenizou a iniciativa e deixou o município de portas abertas para trabalhos futuros.

“Conhecemos o belo trabalho realizado em Volta Redonda e fico feliz em saber que o delegado tem usado todo seu conhecimento para levar informação a quem precisa e se dedicado a fazer este tipo de iniciativa. Aproveito a oportunidade para deixar a cidade de portas abertas para trabalhos futuros e também colocar o município a disposição para contribuir”, destacou o prefeito.

Durante o evento, Furtado alertou sobre os tipos de drogas, citou casos em que atuou na região, apresentou vídeos e fotos que abordam o tema, explicou sobre legislação, medidas sócio-educativas, prisões e os principais sinais de dependência.

“Queremos alertar para os perigos das drogas que matam, destroem famílias, encerram futuros e a prevenção é a grande arma que temos. Acredito que é impossível extinguir a droga do mundo, mas podemos reduzir o consumo o máximo possível. Porém, isso só será possível com muita luta, trabalho e envolvimento da comunidade”, falou.

Para encerrar, Furtado destacou o importante papel da família e os principais motivos que levam a juventude ao consumo de drogas.

“A juventude enfrenta uma fase turbulenta e cheia de transformações. A família tem papel fundamental nesta etapa de vida. É necessário ter base familiar, estabelecer diálogo desde a infância e principalmente dar exemplo. Os jovens entram nesse mundo por curiosidade, por pressão de amigos, problemas, desinformação, busca por pertencimento e a convivência familiar é a principal arma para mantê-los afastados”, ressaltou.

Também estiverem presentes no evento, o Secretário Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Joaquim Valim, o Secretário de Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária, Marcus Russoni e a Secretária de Assistência Social, Laís Marcelino.