Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | 03:12

Matérias - 27/11/2015 | 09h57m

PSF São Jorge recebeu exposição de artesanato

Pinheiral

Quem aguardava por atendimento no PSF (Unidade de Saúde da Família) São Jorge na tarde de quinta-feira, 26, ficou deslumbrado com a exposição de panos de prato, toalhas de mesa e de banho e roupas, tudo feito manualmente. Os artigos são produzidos pelas professoras e alunas da oficina de artesanato realizada no local às quintas-feiras.

Sob instrução das professoras Marlene Sabença, Elizete Silva e Lourdes Aparecida Moraes, as participantes aprendem vagonite yugoslavo, vagonite comum e ponto cruz. A oficina conta com 26 alunas. Dona Alzira, de 84 anos, é uma delas e arrasa no macramê.


"O trabalho dela faz muito sucesso aqui", elogiou a professora Marlene. A propósito, Marlene curou-se de uma depressão a partir da arte. Praticante do artesanato desde 2002, a professora afirma que a maioria das pessoas procura o curso por indicação médica.


Cleusa Machado também tem bons depoimentos sobre as aulas.

"Me tratava com psicólogo e após aderir à prática, não precisei mais", contou a aposentada que fez questão de trazer as amigas para participar.

Cleusa Fagundes é professora na Igreja Assembléia de Deus e aluna do artesanato do PSF. Na entidade religiosa leciona tricô, ponto cruz e crochê e veio para unidade de saúde aprender algumas modalidades que pretende passar para seus alunos: o vagonite e oitinho.

"Quero aprender mais. Isso nos transmite calma, paz e tem tudo a ver com saúde", garantiu.


A estudante Isabele Isaias veio com as tias conhecer o trabalho das artesãs.

"Gosto muito de trabalhos manuais e admiro quem tenha essa paciência". Isabele confessa que veio apenas para comprar mas que pensa em se tornar uma aluna.


Interessados em participar da oficina devem comparecer às quintas-feiras no PSF São Jorge. As aulas acontecem de 14 às 17hs.

Entre os benefícios das aulas, as professoras fazem coro ao citar: "Terapia ocupacional, socialização, fomento a uma nova fonte de renda e uma ótima convivência em grupo. Prova disso é a confraternização de final de ano da turma está marcada para o próximo mês e com amigo oculto na programação. Com certeza, criatividade é o que não faltará nos presentes."

P>