Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | 23:16

Angra dos Reis - 30/11/2015 | 07h13m

Reunião debate emprego em Angra

Angra dos Reis

Quarta-feira, 2, às 17hs, o Centro de Estudos Ambientais da Praia da Chácara (CEA), na Avenida Jair Toscano de Brito s/n, Praia da Chácara, sediará uma reunião para debater a questão do emprego no município, em especial por conta das demissões que estão ocorrendo no estaleiro Brasfels, resultado da falta de pagamentos da Sete Brasil.

Para o encontro, organizado pela prefeitura em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos, foram convidados sindicalistas, associações, lideranças comunitárias e políticos da região.


Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos, nesta semana foram demitidos cerca de 500 trabalhadores, sendo que nos próximos dias o estaleiro deve demitir mais 1.500 funcionários. Se os números se confirmarem, a Brasfels ficará com 4.500 trabalhadores.

De acordo com o sindicato, de janeiro a outubro 1.600 pessoas foram demitidas na indústria naval em Angra dos Reis. Com essas novas demissões, o número subiu para 2.100 funcionários.

 

ENTENDA O CASO

Em julho de 2012, o estaleiro Brasfels foi contratado pela Petrobras para construir seis plataformas flutuantes de perfuração. A intenção era que as seis sondas se juntassem a outras 15 encomendadas pela Sete Brasil e que deveriam ser entregues a partir de 2016.


Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos, há aproximadamente um ano o estaleiro não recebe pagamentos da Sete Brasil e a dívida do grupo com a Brasfels é de cerca de U$ 1,5 bilhão. A Sete Brasil informou que para regularizar os pagamentos depende da aprovação por parte da Petrobras do seu plano de reestruturação.