Matérias - 04/12/2015 | 06h31m
Prefeitura realiza ações para prevenção a enchentes
Três Rios
As secretarias de Transportes, Serviços Públicos, Obras, Defesa Civil e o Saaetri, estão realizando uma Força Tarefa com diversas ações para prevenção de enchentes na cidade.
Atualmente as secretarias estão envolvidas no desassoreamento do Lago do América, com utilização de máquinas escavadeiras hidráulicas, além de caminhões. Segundo informações do secretário de Transportes, Paulo Cabral, foram tirados aproximadamente 300 caminhões de algas e lixos.
"Pedimos à população que colabore, não jogando lixo nos bueiros, córregos e nas ruas, pois o lixo entope esses locais atrapalhando o escoamento da água durante as chuvas e causando enchentes. É importante que todos estejam juntos para que possamos ter um resultado positivoâ€, disse o secretário.
Outro trabalho feito pela Defesa Civil é manter o nÃvel do lago. De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Cel. Vital, o lago faz captação de água de sÃtios e nascentes de diversos lugares.
“Antes não existia o trabalho de monitoramento diário no lago e com isso, ela sempre transbordava na época das chuvas, pois com captação da água de tantos lugares era impossÃvel conter o transbordamento. Hoje fazemos o monitoramento diariamente, mantendo o espelho d’água do lago cota zero, além dos serviços de desassoreamento do local, que é muito importante. Com isso conseguimos evitar que o lago transborde e cause enchentesâ€, explicou o Cel. Vital.
A Força Tarefa está presente ainda no Vale dos Barões, fazendo o desassoreamento do córrego do local e ainda no Campo do Triângulo, onde as ações se concentram no córrego ao lado do campo, que será ampliado com um bolsão de água para retenção das águas pluviais, impedindo o transbordamento do córrego.
"Faremos ainda o trabalho de limpeza e desassoreamento com as máquinas escavadeiras no córrego, atrás da Escola M. Samir Nasser indo até o campo do Triângulo", explicou o secretário.
A prefeitura pede à população que não jogue lixos nas ruas e em terrenos baldios, pois os resÃduos entopem os bueiros e se acumulam nas galerias subterrâneas para onde escoa a água da chuva, reduzindo sua vazão e causando inundações. Materiais plásticos, como garrafas PET e sacos, são os maiores vilões, pois levam anos para se decompor e criam uma espécie de barreira para o fluxo de água.
Da mesma forma, não se deve descartar móveis, pneus velhos, galhos de árvores ou entulhos no leito dos rios. Além de poluir o ambiente, eles reduzem a área do rio que dá vazão à água, com risco de transbordamento. Manter o telhado limpo é outra dica, pois evita entupimentos nas calhas que levam a água para os escoadouros apropriados.
No caso de entulho, a população tem que entrar em contato com empresas particulares, essas são licenciadas para fazer a coleta e enviar o entulho para os locais devidamente licenciados.
As pessoas podem ainda denunciar caso vejam entulhos nas calçadas, ligando para Fiscalização da secretaria de Ordem Pública, no telefone 2251-7427.