Matérias - 11/12/2015 | 06h39m
Curso de Culinária avalia aprendizado dos alunos
Resende
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda concluiu quinta-feira, 10, as atividades do Curso de Culinária 2015, iniciado em novembro. Durante quatro módulos os alunos aprenderam a cozinhar massas com as orientações da chef Maitê Figueiredo, proprietária do Restaurante Mafiosa Massa. Todas aulas com parte teórica e prática ocorreram na cozinha do restaurante, situado na Avenida Nova Resende, 140, em Campos ElÃseos.
Na data do último módulo de atividades, os alunos serão divididos em grupos e cozinharão alimentos que aprenderam a elaborar durante o curso. A aula acontece de 18h30min às 20h30min. Após, uma comissão formada por profissionais do ramo, imprensa e demais convidados será responsável por conferir, gratuitamente, os pratos elaborados numa sessão de degustação privada no interior do próprio restaurante.
O curso foi ministrado de forma gratuita para oito participantes, moradores de Resende e Itatiaia. Durante a atividade eles aprenderam técnicas de como elaborar e preparar massas; como fazer nhoque de batatas, empadão e empadas, além do preparo de recheios.
O objetivo do curso foi capacitar pessoas que visam criar o próprio negócio com apoio da Secretaria de Trabalho e Renda e o SEBRAE. Todos participantes receberam orientação prévia do consultor de negócios do SEBRAE, Jayme Filho, sobre como criar e gerenciar o próprio negócio.
- Realizamos este curso com o propósito de garantir uma oportunidade para quem deseja empreender, consolidar o próprio negócio. Tivemos a parceria do Restaurante Mafiosa Massa, onde promoveremos esta sessão de degustação para imprensa e demais convidados, avaliando a qualidade dos alimentos preparados pelos alunos. A turma contou com homens e mulheres e todos foram muito empenhados e estão otimistas em utilizar o aprendizado para sua carreira profissional independente - afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho.
O Restaurante Mafiosa Massa existe desde 2014 e é especializado em massas italianas e molhos. As aulas tiveram assistência da Superintendência de Economia Criativa da Secretaria de Trabalho e Renda, que pretende abrir vagas para novas turmas em 2016.
- Foi uma experiência satisfatória para todos. Agradecemos a parceria da chef Maitê Figueiredo e a cessão das instalações do Mafiosa Massa. Vamos orientar os concluintes a tentar abrir seu empreendimento, que é o foco principal desta ação. Temos a Sala do Empreendedor com a cessão do Microcrédito Produtivo Orientado e também o apoio do SEBRAE e a própria Secretaria de Trabalho, formalizando a adesão ao Microempreendedor Individual. Todo trabalhador informal deve se profissionalizar, ter CNPJ. Estamos aptos a monitorar e orientar todos concluintes adiante em seus projetos - concluiu.
A Sala do Empreendedor possibilita linha de empréstimos de R$
A formalização do MEI conta com apoio das Secretarias de Comércio e de Fazenda, além do SEBRAE. O MEI permite ao trabalhador informal ter registro no Cadastro Nacional de Pessoa JurÃdica e obter todos direitos previdenciários, por exemplo. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 11 à s 17hs.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3354-6098.