Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | 17:26

Matérias - 11/12/2015 | 08h53m

Mauricio Macri toma posse na Argentina

Buenos Aires

Mauricio Macri assumiu quinta-feira, 10, a presidência da Argentina tendo como aliados os governos dos maiores distritos eleitorais do país, entre eles a Província de Buenos Aires (a maior e mais rica da Argentina) e a capital, Buenos Aires. Entretanto, ele não tem maioria no Congresso, que continua sob controle do Partido Justicialista (ou Peronista) de sua antecessora, Cristina Kirchner. Com isso, Macri precisará de apoio para realizar as promessas de campanha, a começar pela redução da inflação de mais de 20% ao ano.


No primeiro discurso como presidente, Macri prometeu combater a pobreza, o narcotráfico e a corrupção, além de defender as conquistas sociais, a educação e um Poder Judiciário independente. Ele pediu, principalmente, a união dos argentinos, mesmo os que não votaram nele e que representam 48% do eleitorado.

“Temos que tirar o enfrentamento do centro do cenário", afirmou o presidente ao prometer um estilo novo de governar, sem personalismo e com trabalho de equipe. “Os conflitos desnecessários geram fanatismos que, tantas vezes, nos arrastaram à violência”, acrescentou.