Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | 17:30

Matérias - 14/12/2015 | 08h15m

Vigilância Ambiental combate Aedes aegypti

Piraí

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde realizou uma campanha de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chykungunya e zika. A ação aconteceu na Praça da Preguiça, no espaço da Feira dos Artesãos. O objetivo foi reforçar as orientações à população sobre as doenças e os cuidados de prevenção à proliferação do mosquito, uma vez que todo o Estado do Rio está em alerta.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Keyla Libanio, com a chegada das chuvas e o aumento da temperatura é necessário redobrar a atenção quanto a possíveis depósitos de água parada, onde o mosquito possa procriar.

Do início do ano até o momento, foram notificados 1.007 casos de suspeita de dengue e 197 confirmados. O município não apresenta nenhum caso de chykungunya e zika. A Secretaria de Saúde alerta que em caso de suspeita de qualquer uma dessas doenças, não seja feita automedicação. Procure, imediatamente, atendimento médico.

 

Fique atento aos sintomas

 

Dengue: Febre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar.

 

Chikungunya: O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas: febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele.

 

Zika: O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos com os das doenças: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarréia e sinais de conjuntivite.