Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | 11:53

Itatiaia - 21/12/2015 | 15h22m

Itatiaia intensifica combate ao Aedes aegypti

Itatiaia

O prefeito Luis Carlos Ypê, reuniu secretários municipais para definir as ações de intensificação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Durante a reunião foram discutidas as atribuições de cada secretaria para redução dos criadouros do mosquito, evitando assim a sua reprodução.

Essa é mais uma ação da prefeitura para fortalecer o combate ao mosquito que tem sido feito através dos mutirões nos bairros e pela equipe da Vigilância Ambiental durante o ano todo.

A ação envolverá as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Administração, Desenvolvimento Econômico, Educação, Assistência Social, Planejamento, Fazenda, Ordem Pública, além da Procuradoria Geral e das Assessorias de Cultura e Comunicação.

Entre as medidas a serem tomadas estão a intensificação na liberação de licenças de poda e corte de árvores em terrenos públicos e particulares que estejam provocando o entupimento de calhas,  compactação e cobertura do lixo, recolhimento de materiais em terrenos públicos, limpeza de vias públicas e locais que possam manter água parada, levantamento das áreas de possíveis criadouros próximo a rios, riachos e lagoas, limpeza das galerias de águas pluviais e bocas de lobos, limpeza, desassoreamento das margens dos rios, riachos, lagoas e córregos, vistoria preventiva em todas instituições de ensino, fiscalização de lotes particulares não edificados e imóveis em estado de abandono.

Também serão realizadas capacitações de funcionários e moradores sobre a transmissão das doenças, distribuição de materiais informativos, recolhimento de carcaças de automóveis abandonados que sejam possíveis criadouros e divulgação de informações importantes à população.

- Estamos em guerra contra o mosquito. O perigo triplicou. Temos que combater três tipos de doença e a participação da população neste combate é fundamental. Estamos capacitando os moradores para serem replicadores de informações para suas comunidades. O município estará preparado para os próximos meses, época que requer mais cuidados em relação ao combate, explicou o prefeito.

A Secretaria de Saúde alerta para importância da participação dos moradores na fiscalização de possíveis focos de mosquitos, na manutenção e limpeza de residências e terrenos e na prevenção do descarte de lixo nas ruas.

Quem precisar de auxilio para eliminar entulhos pesados ou presenciar algum criadouro, pode informar a equipe de Vigilância Ambiental pelo telefone 3352-4243.