Matérias - 23/12/2015 | 15h56m
Aumentaram casos de microcefalia no país
Os casos de microcefalia em todo paÃs aumentaram 16% em apenas uma semana. De acordo com o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado terça-feira, 22, foram notificados, até o último sábado, 19, 2.782 casos suspeitos e 40 mortes possivelmente relacionadas ao vÃrus Zika. Os casos estão distribuÃdos em 618 municÃpios de 20 unidades da Federação.
Pernambuco continua sendo o estado com maior número de casos. São 1.031. Em seguida vem a ParaÃba, com 429 casos e Bahia, com 271.
O Ministério da Saúde alerta para necessidade de reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunya e do vÃrus Zika nas férias e festas de fim de ano, perÃodo marcado por chuvas em muitos estados e com maior circulação de pessoas, como afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Nardi.
“Muitas atividades e festas estarão produzindo uma inúmera quantidade de descartáveis, de latas que estarão sendo consumidas. Estamos querendo transferir a responsabilidade de descarte ecologicamente correto para que todos não deixem expostos copinhos, copos, garrafas, latas, tampas de garrafa.â€
De acordo com a pasta, um paciente contraiu o vÃrus Zika depois de receber transfusão de sangue num hospital de Campinas, em São Paulo.
O órgão informou que o doador não sabia da doença e fez uma notificação assim que começaram os sintomas. Os exames constataram a presença do vÃrus nos dois pacientes, mas, segundo o Ministério da Saúde, não é possÃvel afirmar que o motivo foi a transfusão.
O ministério alertou que não há motivos para deixar de doar sangue, principalmente neste momento em que os estoques tendem a baixar em todo paÃs. Mas quem teve Zika deve esperar um prazo de 30 dias para fazer a doação, para evitar possÃveis infecções.
De acordo com o Governo, 266 mil agentes comunitários de saúde trabalham nas ações de combate ao mosquito e cuidado com os criadouros no paÃs. O objetivo é visitar 100% das casas até dia 31 de janeiro.