Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | 10:01

Matérias - 04/01/2016 | 10h46m

Táxis legalizados recebem identificação

Piraí

A Secretaria de Transporte e Trânsito realizou a identificação dos táxis legalizados do município. A partir de agora, os veículos possuem adesivo com própria numeração e referente ao ponto que pertence. O município conta com 34 táxis regulamentados em sete pontos. O objetivo da ação, segundo o secretário da pasta, Marcelo Magalhães, é padronizar os carros para que a população saiba quais veículos são legalizados e coibir o transporte clandestino.


Outra característica de padronização é a cor branca dos veículos. Segundo o chefe do setor de Transporte Urbano, Alexsandro Sena, os taxistas devem optar pela cor na próxima troca, que acontece a cada cinco anos. Ainda de acordo com ele, o foco dessa ação é qualificar o serviço prestado, bem como as condições de trabalho dos taxistas.

“Agora com os adesivos, a população identificará quais táxis estão de acordo com as normas do município. Aquele veículo que não for adesivado é porque não é legalizado, ou seja, é transporte clandestino. E além de coibir esse tipo de transporte, nossa intenção é sempre melhorar o serviço prestado aos usuários e as condições de trabalho dos taxistas”, frisou o chefe do setor.

Sena lembra ainda que ao flagrar transporte clandestino, o usuário deve denunciar à Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 2431-9958. A denúncia pode ser anônima.

 

Aprovação

Para Ivan Batista da Fonseca, taxista há seis anos, a iniciativa da Secretaria de Tranporte e Trânsito de fato auxilia seu trabalho, pois acredita que os moradores darão preferência ao automóvel caracterizado.

"Se o carro estiver identificado, os clientes vão preferir. Sabendo que agora os táxis têm adesivo, eles não pegarão os que não são daqui sem saber", ressaltou o taxista Ivan, que trabalha no táxi de Erenilson Barbosa.

 

Próximas medidas

Está previsto para este mês a transferência do setor de Transporte Urbano para a Rodoviária Thereza Bastos Muller. A mudança visa facilitar o atendimento à população, quanto a elogios, sugestões e reclamações. De acordo com o secretário Marcelo Magalhães, entre as próximas medidas a serem adotadas está a inserção de pontos de táxis em localidades que ainda não possuem, como os bairros Varjão e Jaqueira e também a implantação do taxímetro. A fiscalização no trânsito também será intensificada. As ações não têm prazo previsto.