Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | 09:51

Matérias - 04/01/2016 | 10h59m

Comitê apresenta cronograma de combate à dengue

Resende

O Comitê de Combate à Dengue, órgão que reúne todas secretarias municipais e entidades, definiu cronograma de atuação para o mês de janeiro de 2016. Com o apoio do Exército, a Ação Integrada volta para os bairros Jardim Esperança e Fazenda da Barra I, onde o número de larvas encontradas preocupa as autoridades. A partir de segunda-feira, 4, a equipe do CCZ começa também mais um levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti pela cidade.

Entre as atividades previstas para o próximo mês está uma atuação específica em locais de reciclagem e oficinas. O objetivo é notificar as irregularidades e conscientizar os proprietários sobre a necessidade de armazenar os objetos e os veículos em locais cobertos.

Outra ação programada para janeiro pelo comitê foi a vistoria nas escolas e quadras municipais. A preocupação do órgão é que, neste período de férias escolares, possam se acumular focos do mosquito. As Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer se comprometeram a verificar os locais.

O Comitê tem como finalidade coordenar ações de governo no combate ao vetor das doenças da dengue, chikungunya e zika. Uma das realizações foram as ações integradas de combate à dengue, que reúnem no mesmo bairro vigilantes sanitários, fiscais da Divisão de Posturas, da Secretaria de Obras, da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende), funcionários das Secretarias de Serviços Públicos e de Assistência Social e militares da AMAN, com apoio de drone para sobrevoar áreas de difícil acesso.

Paralelamente, a fiscalização de bueiros também está sendo realizada, numa ação conjunta do CCZ e da Secretaria de Obras. A equipe aplica o larvicida no local e retira o acúmulo de água, se houver. A Secretaria de Saúde reforçou os telefones do Linha Viva para receber denúncias - 0800 889 0808 - e do Centro de Controle de Zoonoses - 3360-9690.