Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | 07:43

Matérias - 08/01/2016 | 12h18m

Platini desiste de eleição na FIFA

França

Suspenso do futebol por oito anos, o presidente da Uefa, Michel Platini, retirou sua candidatura ao comando da Fifa.

O anúncio foi feito pelo próprio cartola francês, que viu sua campanha naufragar após a revelação de que Joseph Blatter havia feito em 2011 um pagamento de 2 milhões de francos suíços referente a supostos serviços prestados pelo ex-craque entre 1998 e 2002.

O lapso de tempo entre os trabalhos e o desembolso levantou a suspeita de propina e atraiu a atenção do Comitê de Ética da Fifa que decidiu em dezembro passado punir os dois com o afastamento de oito anos de qualquer função ligada ao futebol.

Platini disse que ainda pretende recorrer contra sentença, mas a proximidade da eleição para escolher o novo presidente da Fifa - 26 de fevereiro - tornou sua candidatura impraticável.

Com isso, a Uefa deve apoiar seu secretário-geral, o ítalo-suíço Gianni Infantino, que é tido como favorito a vencer o pleito.


Também concorrem à sucessão de Blatter o presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), o barenita Salman Bin Ibrahim al Khalifa; o príncipe da Jordânia Ali Bin al Hussein; o francês Jérôme Champagne, ex-secretário-geral adjunto da FIFA e o político e empresário sul-africano Mosima Gabriel Tokyo Sexwale.