Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | 03:13

Matérias - 18/01/2016 | 12h09m

PSF cumpre determinação do Ministério da Saúde

Porto Real

O setor de Atenção Básica reuniu agentes comunitários de saúde (ACSs) para anunciar mais uma atribuição ao trabalho, que desenvolvem junto às famílias cadastradas nas Unidades de Saúde da Família (USFs).


De acordo com determinação do Ministério da Saúde, através da Portaria 2121 de 18/12/2015, a equipe passa a realizar parceria com os agentes de controle de endemias no trabalho contra dengue, chikungunya e zyca, transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.


A supervisora do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), Márcia Carvalho enfatizou a importância do trabalho de parceria, destacando maior aceitação das famílias com os ACSs.


- O trabalho dos agentes comunitários de saúde tem uma maior aproximação com a comunidade. Isso faz com que a abordagem seja feita com maior sensibilização. Temos ainda muitas recusas e imóveis fechados e com o apoio dos ACSs acreditamos que esse número possa ser reduzido.


De acordo com Rogério Novaes, diretor de Atenção Básica foi elaborado o Plano de Ação de Controle da Dengue da Atenção Básica.


- Através dele, vamos impulsionar ações educativas, mutirões e sensibilizações junto às famílias cadastradas nas USFs, o trabalho de controle químico do mosquito feito pelos agentes de endemias. Nosso papel é eliminar pequenos focos e informar à Vigilância Sanitária sobre possíveis focos das doenças transmitidas pelo aedes aegypti. Outras estratégias serão as ações, que a equipe de Atenção Básica vai realizar nas residências.
Com o apoio ao trabalho dos agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares de saúde bucal vão, quinzenalmente, realizar atividades educativas na área correspondente à atuação das USFs. Também faremos um monitoramento das gestantes como trabalho preventivo contra a zyca - informou.


O secretário de Saúde, Renato Ibrahim pediu mais uma vez para que a população se una na guerra contra o mosquito. “Quanto maior o número de funcionários lutando contra o mosquito melhor. Reitero a importância crucial do apoio incondicional de cada morador e ainda de uma melhor conscientização e entendimento da população de que o benefício é de todos. Alcançaremos melhores resultados se todos se despertarem para intensificarmos esta guerra.”