Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | 20:22

Três Rios - 25/01/2016 | 11h37m

Três Rios se prepara para o Carnaval

Três Rios

O município se prepara para a maior festa de carnaval do interior do Estado, que começa em duas semanas. Toda estrutura está sendo preparada na Avenida Condessa do Rio Novo, palco principal do evento, que recebeu nova iluminação, através da secretaria de Serviços Públicos.

Com extensa programação, esse ano a cidade recebe sexta-feira, 5, o pagode do cantor Thiaguinho; no sábado, 6, a sensação do pop funk, Anitta; segunda-feira, 8, o sertanejo Israel Novaes e na terça-feira, 9, o cantor Tatau, ex vocalista do Araketu, fecha a festa.

Além dos shows, no domingo, 7, as tradicionais escolas de samba trirrienses apresentam um show de luxo e criatividade, com um grande desfile para população. Os desfiles acontecerão nessa ordem: G.R.E.S. Independente do Triângulo; G.R.E.S. Bambas do Ritmo; G.R.E.S Bom das Bocas. G.R.E.S. Em Cima da Hora e G.R.E.S. Mocidade Independente de Vila Isabel.
 

Os tradicionais blocos de rua continuam na programação trirriense, com grandes shows, incluindo o Bloco das Piranhas, Total Flex, Zuera, Domingo de Manhã e ainda desfile dos blocos de embalo.

“Como todos anos, estamos preparando um evento de máxima qualidade para população, pensando em todos detalhes, com toda estrutura voltada para segurança e conforto dos foliões", disse o prefeito Vinicius Farah.

 

Segurança

São 40 agentes da Guarda Municipal todos dias de evento, que contam com apoio de 20 viaturas, sendo que duas contêm câmeras de monitoramento. De acordo com o secretário de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Mansur, na avenida serão sete câmeras, sendo cinco fixas e duas nas viaturas.


“Além dos agentes que cuidarão da segurança da festa, teremos 10 agentes destinados a cuidar do trânsito. Todos formados pelo Sest/Senat para empenhar essa função”, explicou Mansur.

A secretaria de Ordem Pública e Segurança estará presente na Avenida 24 horas, com dois Pontos de Apoio à população, um que ficará posicionado próximo ao viaduto e abrigará ainda uma Mini Central de Monitoramento e outro ponto próximo ao Terminal Rodoviário.

Além da central, o local funcionará como ponto de atendimento às pessoas, com achados e perdidos e informações diversas.

Os Guardas Municipais que estarão disponíveis para oferecer informações aos foliões, são formados no Curso de Turismo pelo Sebrae, tendo embasamento maior para tirar dúvidas das pessoas.

Lembrando que todo serviço de segurança da festa é feito com apoio das Policias Civil e Militar.

 

Infraestrutura

Toda estrutura de som e arquibancadas segue o modelo dos anos anteriores, além do sistema de iluminação especial para “avenida do samba”, com colocação de 700 refletores de 400 watts e 50 de 2.000 watts.

A estrutura na avenida conta também com banheiros químicos e áreas de acessibilidade especial reservada a idosos e Pessoas com Deficiências no mesmo local.


A secretaria de Saúde e Defesa Civil também estará no evento disponibilizando uma equipe de médicos e enfermeiros, duas UTI móveis, além de equipes de DST/AIDS, fazendo distribuição de preservativos e informativos para os foliões.


Os blocos também terão acompanhamento de uma ambulância. Além disso, como todos anos, a secretaria monta um esquema especial junto à UPA 24 horas.


O SAAETRI estará na avenida nos cinco dias de festa, com uma equipe de 40 aguadeiros/dia, que farão distribuição gratuita de água gelada e filtrada, além de bebedouros fixos distribuídos na avenida.


O secretário de Cultura e Turismo, Marcos Pinho responsável pela organização do evento junto a sua equipe e com apoio de outras pastas do governo, diz que a responsabilidade é grande.

“Nossa cidade recebe milhares de visitantes, além da população trirriense. Cuidamos de todos detalhes para que a festa aconteça de maneira segura e tranqüila para os foliões”.

 

Trânsito

Como acontece todos os anos, a Avenida Condessa do Rio Novo é fechada para receber os shows e os foliões do carnaval. Na quinta-feira, 4, o viaduto e a avenida serão fechados parcialmente às 18 horas, para ensaio geral das escolas de samba. Na sexta-feira, 5, primeiro dia de shows, a avenida fica totalmente fechada às 19 horas, assim como no sábado, 6. No domingo, 7, dia do desfile das escolas, o fechamento será às 17 horas; na segunda-feira, 8, o fechamento também será às 17 horas e na terça-feira, 9, a avenida será fechada às 19 horas.  No dia 13, dia do desfile das campeãs, a avenida fica totalmente fechada a partir de 17 horas.

As ruas Luiz Bravo, Visconde do Rio Novo, Barbosa de Andrade e parte da Rua Duque de Caxias ficarão fechadas, sendo sinalizadas pelos Guardas Municipais que estarão posicionados para orientar as pessoas.

Os ônibus da Transa, Viação Progresso, Viação Sertaneja, Viação S. Geraldo e Normandi ficarão posicionados ao longo da Avenida Alberto Lavinas, a partir de sábado, 30, e só voltam a passar normalmente no Terminal Rodoviário, dia 16 de fevereiro, às 5 horas. Os pontos provisórios são cobertos e com estrutura de banheiros químicos.

 

Trânsito - Blocos

No sábado, 6, acontece à tarde o tradicional Bloco das Piranhas, no Centro. Segundo informações da Guarda Municipal, a Rua Duque de Caxias, ficará fechada no cruzamento com a Rua Presidente Vargas e com a Rua 14 de Dezembro, onde o trio elétrico fica posicionado, a partir de 7 horas. A esquina da Rua 14 de Dezembro com a Praça São Sebastião também ficará fechada, com presença de agentes da guarda, para orientação.

Na segunda-feira, 8, a Rua Padre Conrado é fechada a partir de 13 horas, na esquina com a Avenida Alberto Lavinas, para realização do Bloco Zuera.

Na terça-feira, 9, a Rua Padre Conrado será fechada a partir de 14 horas, na esquina com a Avenida Alberto Lavinas, para o bloco Total Flex, um dos mais cheios do carnaval trirriense.

As ruas Marechal Deodoro, Presidente Vargas (na esquina com Rua Duque de Caxias) e Prefeito Walter Franklin (na esquina com Rua Barão do Rio Branco) ficarão interditadas durante todo trajeto do bloco.

 

Beira Livre

Nos dias , 31, 7  e 14 de fevereiro não haverá o projeto Beira Livre, pois o trânsito passará pela Avenida Alberto Lavinas (Beira Rio).