Matérias - 25/01/2016 | 14h42m
Iraque combaterá Estado Islâmico
Bahrein
A luta contra terrorismo será feita somente pelos iraquianos, sem envolvimento estrangeiro, disse aos jornalistas o ministro das Relações Estrangeiras do Iraque, Ibrahim Al Jaafari.
“A gerência real de operações terrestres ou quaisquer outras operações contra o terrorismo no Iraque será realizada somente pelas forças iraquianas sem envolvimento de quaisquer outras forças além de alguns conselheirosâ€, afirmou Al Jaafiri, ao discursar na reunião ministerial do primeiro Fórum Ãrabe-Indiano na capital do Bahrein, Manama.
O polÃtico iraquiano também expressou a esperança de que se consiga derrotar o Estado Islâmico no território do Iraque. “O Iraque é o Estado soberano que não permitirá a ninguém violar sua soberania.â€
Em entrevista ao canal televisivo norte-americano CNN, o chefe do Pentágono, Ashton Carter, disse que os EUA enviarão ao Iraque uma unidade de tropas de desembarque para ajudar as forças locais a realizar operações contra o Estado Islâmico.
Ele esclareceu que o objetivo dos militares norte-americanos é ajudar as forças do Iraque, mas não disse quando, em que número e por que prazo os militares serão enviados.