Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | 17:33

Matérias - 27/01/2016 | 06h57m

Exército prepara ponte provisória no bairro Roseira

Barra do Piraí

Os Engenheiros Militares do Exército Brasileiro, Tenente EB Gigollotti, da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN - Resende), e Tenente EB João Marcos, do 1º Batalhão de Engenharia de Combate (1º BEC - Rio de Janeiro), acompanhados pelos Secretários Municipais de Obras Públicas, de Serviços Públicos e de Defesa Civil, respectivamente, Maria Ilma de Andrade Silva, Antônio dos Santos Filho e Antônio José Souza da Silva, estiveram no bairro da Roseira, onde a ponte de concreto e único acesso a localidade foi interditada no dia 14 de janeiro pela Defesa Civil após apresentar trincas e movimentação em parte de sua estrutura.

A visita serviu para concluir os estudos e também para projetar a logística da operação militar. O Tenente EB João Marcos, revelou que serão necessários alojamento e alimentação para 120 militares, que terão apoio da Patrulha Mecanizada da prefeitura do município na execução de serviços essenciais à operação de montagem da ponte provisória, que tem previsão de 6 dias para sua conclusão.

A primeira visita da Engenharia Militar aconteceu terça-feira, 19, após contato da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que requisitou o apoio do Exército Brasileiro até que o projeto e a execução da nova ponte sobre o Rio Piraí sejam concluídos.

Serviços essenciais, como de coleta de lixo e fornecimento de água tratada, foram mantidos pelo Governo Municipal sem prejuízos aos moradores. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que a coleta de lixo está sendo feita com apoio de um reboque, que percorre as residências diariamente. Uma caçamba de 1 mil litros será instalada às margens da RJ-145, na entrada do bairro da Roseira, para que os moradores de forma voluntária possam depositar o lixo urbano para ser coletado pelos caminhões compactadores, temporariamente, sem acesso ao bairro.

O Governo Municipal não mede esforços na grave questão de mobilidade urbana. Para isso, adotou medidas emergenciais para garantir acessibilidade e bem estar aos moradores do bairro da Roseira, até que o projeto da nova ponte de acesso ao bairro seja executado por empreiteira contratada através de licitação pública pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.