Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | 08:52

Matérias - 15/02/2016 | 07h41m

Secretaria reúne profissionais da Educação

Valença

A Secretaria de Educação preocupada com a capacitação dos profissionais que compõem a Rede Municipal realizou várias reuniões com professores e agentes educadores de diferentes setores da Rede. A idéia foi repassar para os profissionais a nova proposta da Secretária Neuza Gioseffi Guimarães, que quer repensar os conteúdos oferecidos aos estudantes, contando com apoio dos educadores.

As reuniões tiveram início com profissionais da Educação Infantil, no Ciep Municipalizado Professor Luciano Gomes Ribeiro (Bairro de Fátima). Com o pessoal de Creche, o encontro foi dinamizado pela professora Alessandra Maria de Souza Santos e teve como objetivo intensificar o processo de revisão das concepções sobre a educação de 0 a 3 anos e fortalecer as práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagem, atendendo as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental, contemplando assim as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.

Com os profissionais da Pré-Escola, a professora Alessandra Cristina fez o acolhimento da equipe, valorizando o processo participativo e democrático, nas decisões de alinhamento da filosofia pedagógica municipal às políticas nacionais e refletir a prática pedagógica para consolidação do ideal.

Numa segunda etapa, diretores e pedagogos de Creches repassaram aos profissionais, dentro das próprias unidades, orientações internas das unidades e estudos dos planejamentos para elaboração 2016.

Em seguida diretores, pedagogos e representantes dos profissionais que atuam no Berçário e nos Maternais, reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal de Educação para elaborarem o Planejamento Anual-2016, num processo democrático e participativo, pelas comunidades escolares e SME. Nova reunião ocorreu com pedagogos e representantes dos professores de 1º e 2º período, com o mesmo intuito da reunião realizada anteriormente.


A Secretária Neuza afirma que todas essas reuniões são necessárias para repensar a Educação Municipal e a participação dos profissionais é fundamental.
"São eles que estão mais próximos das reais necessidades do aluno. Mais do que lógico que participem na construção de uma nova educação no município”.