Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | 03:00

Matérias - 19/02/2016 | 19h11m

Inaugurada E. M. Prefeito Raul Fonseca Machado

Rio Claro

Na manhã de sexta-feira, 19, foi inaugurada a Escola Municipal Prefeito Raul Fonseca Machado, no bairro Guarita. A solenidade foi marcada por muita emoção já que a instituição foi idealizada pelo ex-prefeito, que dá nome à escola, falecido em dezembro de 2015.

Presentes diversas autoridades, como o prefeito Sebastião Inácio Rodrigues, Tico-Tico; o secretário de Educação, Ronaldo Lupi; a primeira-dama, Maria Helena Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal, Silvério Amaro Pendão; o coordenador de Responsabilidade Socioambiental e Comunicação da Eletronuclear, Paulo Gonçalves; a ex-primeira-dama, Stella Reis Machado; a mãe do ex-prefeito, Dona Cidinha Machado; o promotor de Justiça, Francisco Cardoso; as diretoras da escola, Maria Helena Coelho e Áurea Pires; secretários municipais e servidores públicos.

Em cada discurso, o prefeito Raul Machado foi lembrado, já que projetou a construção da escola e buscou parcerias para sua concretização.

As diretoras Áurea e Maria Helena, que possuem a oportunidade e o desafio de conduzir a nova escola, disseram que darão continuidade ao trabalho iniciado no antigo prédio. Elas ressaltaram o apoio dos funcionários, professores e agradeceram ao secretário Ronaldo pela confiança nesta empreitada.

O prefeito Tico-Tico também reconheceu o empenho do ex-prefeito Raul e declarou que a homenagem a ele foi devida.

“Essa caminhada foi do Raul. Nós estamos chegando na ponta”, disse ele ao inaugurar a escola. Ele também pediu o apoio de todos para finalizar o mandato iniciado por Raul.

“O município precisa de todos. Precisamos trabalhar juntos para vencermos e conseguirmos fechar este governo”, finalizou.

Paulo Gonçalves, que não mediu esforços para que o convênio da Eletronuclear com a prefeitura fluísse da melhor forma, falou da importância da obra, projetada desde 2009.

Segundo ele, a parceria continuará, já que ainda existem mais projetos previstos no Termo de Compromisso, feito entre a empresa e a prefeitura.


Ao final da solenidade, as autoridades descerraram a placa e inauguraram oficialmente as atividades no local.

 

Saiba Mais

A escola foi construída com recursos da Eletronuclear da ordem de R$ 5 milhões, cujo objetivo foi atender às condicionantes da licença de construção de Angra 3.

A unidade escolar tem capacidade para 2.250 alunos, mas iniciará com cerca de 900 do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ela possui 25 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, quatro banheiros, banheiro infantil, cozinha, auditório, refeitório, pátios interno e externo, salas de professores, direção e pedagogos e demais dependências da área administrativa.