Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | 20:47

Matérias - 09/03/2016 | 06h08m

Aplicativo: nova arma contra dengue em Pinheiral

Pinheiral

O combate ao Aedes aegypti transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya ganhou novo reforço. O Governo Municipal acaba de lançar o aplicativo ‘Aedes na Mira Pinheiral’, para que a população auxilie no monitoramento dos focos do mosquito existentes no município. Com um celular com acesso à internet, qualquer morador poderá notificar possíveis focos da dengue.

Inicialmente, o "Aedes na Mira Pinheiral" está disponível na plataforma Android através do Play Store. O app possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar da cidade e a qualquer momento. A iniciativa tem objetivo de localizar os criadouros e acionar os órgãos municipais para eliminação dos focos.

O morador interessado em usar o aplicativo precisa, inicialmente, acessar a “Play Store” disponível nos aparelhos celulares com sistema android. Depois, digite na busca o nome “Aedes na Mira Pinheiral” e fazer o download. Quando abrir o aplicativo, vão aparecer as opções de “denúncia”, “cuidados” e “gestantes”.

No item “denúncia”, existe o comando “capturar imagem”. Junto com a foto, devem ser enviadas informações sobre o local do foco do mosquito. O cidadão que enviar a denúncia por receberá um retorno sobre o andamento de sua demanda.

Com a denúncia enviada ao Departamento de Vigilância em Saúde de Pinheiral, agentes de combate a dengue serão acionados para verificar a informação e eliminar o possível foco transmissor.

De acordo com o prefeito, José Arimathéa Oliveira, a iniciativa é uma das maneiras de convidar e comprometer toda população na luta contra o mosquito.

“Com o app dividimos com a população o compromisso de monitoramento e vigilância constante em toda cidade. Todos sabemos que esta luta é difícil e precisamos do apoio de cada morador de Pinheiral para que sejam os principais vigilantes desta missão. A maioria dos focos do mosquito está dentro das residências e a população será personagem principal para estas denúncias”, declarou.

O aplicativo “Aedes na Mira Pinheiral” foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) em parceria com o Governo da Paraíba e a prefeitura de Pinheiral . Cabe destacar que o município é um dos primeiros do Estado a implantar a iniciativa.