Matérias - 11/03/2016 | 07h04m
Educação e Conselho discutem Base Curricular
Três Rios
A Base Nacional Comum Curricular foi tema de discussão entre representantes da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Municipal de Educação, da Câmara de Vereadores e diretores das unidades escolares. Em reunião realizada quarta-feira, 9, no auditório do Colégio Municipal Américo Silva, o texto preliminar foi amplamente debatido pelos docentes a fim de contribuir e enviar observações ao MEC para construção da Base Nacional Comum.
O documento reúne direitos e objetivos de aprendizagem relacionados às quatro áreas do conhecimento - Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática - e seus respectivos componentes curriculares para todas etapas da educação básica.
Importante documento para educação básica do paÃs, a Base Nacional Comum, prevista na Constituição para o ensino fundamental e ampliada, no Plano Nacional de Educação, para o ensino médio, é a base para renovação e aprimoramento da educação básica como um todo.
Dois rumos serão abertos pela Base Nacional Curricular: primeiro, a formação tanto inicial quanto continuada dos professores mudará de figura; segundo, o material didático deverá passar por mudanças significativas, tanto pela incorporação de elementos audiovisuais (e também apenas áudio, ou apenas visuais) quanto pela presença dos conteúdos especÃficos que as redes autônomas de educação agregarão.
No dia 24 de fevereiro, todas unidades da rede municipal de ensino do municÃpio dedicaram metade do horário de funcionamento ao estudo da base Curricular Nacional.
“Participei de seminário nacional da Undime sobre a Base, quando pudemos reforçar a potência da contribuição de cada escola. Este é um movimento de grande importância, pois cria alicerces, ao mesmo tempo para formação educacional de alunos e de seus professores, com mais qualidade e adequação de conteúdo à s realidades sociais, culturais e econômicas de nosso paÃs. E ter a contribuição da comunidade escolar trirriense, especialmente dos professores que serão diretamente impactados, contribuirá para que esta Base Comum Nacional gere currÃculo capaz de impulsionar habilidades e competênciasâ€, afirmou a secretária de Educação, Carla Nasser Monnerat.