Matérias - 14/03/2016 | 11h40m
Educação discute Base Nacional Comum Curricular
Itatiaia
A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma nova reunião com diretores e orientadores da Rede Municipal de Ensino com objetivo de discutir as propostas de mudanças na Base Nacional Comum Curricular e os planos de ação de cada unidade escolar. O encontro que reuniu representantes que atuam junto a Educação Infantil, Ensino ​​fundamental e Educação de Jovens Adultos aconteceu na Creche Municipal Dr. Roberto Cotrim.
Durante a reunião conduzida pela Diretora do Departamento de Educação Básica, Vani Glória, diretores e orientadores apresentaram as reflexões feitas pelos profissionais da educação e comunidade escolar após um trabalho de planejamento realizado junto aos professores, pais e funcionários.
​Os profissionais apresentaram sugestões de adaptações e acréscimos à Base Nacional Comum Curricular, tais como uma previsão da adaptação curricular das crianças com necessidades especiais, de forma que atenda esses estudantes. Após as apresentações, os diretores falaram também dos planos de ações e projetos pedagógicos a serem realizados este ano, pelas unidades escolares.
- Esse estudo continua, pois este é um documento que traz à tona várias discussões que à s vezes parecem estar fora da nossa realidade, mas que não estão porque chamam a atenção para um trabalho de avanço da educação nos seus princÃpios como por exemplo, o uso da tecnologia, disse Vani Glória.
Base Nacional Comum Curricular (BNC)
A Base Nacional Comum Curricular indica quais conhecimentos essenciais todos estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica.
Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores têm um importante instrumento de gestão pedagógica. A base é parte do currÃculo e orienta a formulação do projeto polÃtico pedagógico das escolas.
Com o documento fica claro quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Ãreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.