Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | 17:47

Matérias - 18/03/2016 | 08h12m

ETA de Bulhões tem capacidade ampliada

Porto Real

A Estação de Tratamento de Água de Bulhões (ETA) iniciou uma reforma para aumentar a qualidade da água distribuída aos cidadãos da localidade. A Secretaria de Meio Ambiente, realiza no local uma obra que complementa e amplia o sistema para dobrar a capacidade de abastecimento. Uma Casa de Química também está sendo construída para otimizar o processo de tratamento da água. A obra da unidade deve ser concluída em cerca de três meses.

O volume, que antes era de 5 litros por segundo, aumentará para 10 litros por segundo. A Casa de Química realizará, através da gravidade, a dosagem dos produtos químicos utilizados no tratamento da água, em recipientes apropriados, como o polipropileno.
 

“Produtos como cloro, sulfato de alumínio e barrilha fazem parte dos produtos que são utilizados no tratamento, depois disso, são medidos o PH da água e sua clorificação e limpidez. A partir daí, ela está pronta para o consumo e utilização”, pontuou o operador da ETA Bulhões, Cleber Hudson Rosa.

Na lista de benefícios gerados pela obra estão cerca de 1.200 moradores divididos pelos bairros Sto. Antônio e Vila Marina favorecidos em Bulhões. A água com qualidade melhorada chegará a 350 casas.

“A reforma da estação ocorre porque a anterior estava obsoleta, com baixa capacidade. Atualmente estamos com o índice de abastecimento 100% urbano, ou seja, abastecemos todos bairros”, disse o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo.