Volta Redonda - 21/03/2016 | 06h27m
Volta Redonda recebe Simpósio Água Boa
Volta Redonda
Contando com a participação dos prefeitos de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, e Pinheiral, José Arimathea Oliveira, o secretário municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda, Carlos Amaro Chicarino de Carvalho, e representantes de 19 municÃpios, o Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Médio ParaÃba do Sul realizou o Iº Simpósio Ãgua Boa, de 9 à s 13hs, no auditório da prefeitura. Na ocasião foi lançado o edital da Agevap (Associação Pró Gestão das Ãguas da Bacia Hidrográfica do Rio ParaÃba do Sul) para captação de recursos financeiros junto à ANA (Agência Nacional de Ãgua), para projetos ligados à questão hÃdrica. A sede da Agevap é Resende.
Os municÃpios poderão se inscrever até dia 13 de maio de 2016 para apresentar projetos e captar verbas junto à ANA, agência que cobra pelo uso dos recursos hÃdricos no PaÃs e os repassa aos municÃpios através de projetos ambientais. A inscrição (gratuita) pode ser feita no endereço eletrônico do Comitê de Bacia do Médio ParaÃba do Sul - http://www.cbhmedioparaiba.org.br/ - ou da Agevap -http://agevap.org.br/editais.php - para o edital 003/2016.
No entanto, a maioria dos municÃpios na região, mesmo se inscrevendo e apresentando projetos não conseguem captar esses recursos por dificuldades burocráticas, segundo informou o presidente do Comitê da Bacia, José Arimathea, prefeito de Pinheiral.
O prefeito Neto, presente na abertura dos trabalhos, lamentou a situação e afirmou que trabalhará para revertê-la.
“Vocês podem contar com apoio do poder público, vou falar com o governador Pezão para ajudar nessa luta. Parabéns ao Arimathea, estamos juntos nessa lutaâ€, ressaltou Neto.
A programação do I Simpósio Ãgua Boa teve palestras de André Marques (diretor presidente da Agevap); Edimar Pascoal Xavier, especialista do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que abordou os projetos que o Estado vem desenvolvendo relacionados à recursos hÃdricos; Roberto Machado do instituto Rio Carioca com o tema Parceria Público Privado. Houve ainda o lançamento do I Concurso de Projetos de Boas Práticas Ambientais do Comitê Médio ParaÃba do Sul.
PROJETOS - O Simpósio reuniu representantes dos municÃpios de Itatiaia, Resende, Porto Real, Quatis,Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Valença, Vassouras,Rio das Flores, Comendador Levy Gasparian, Rio Claro, Pirai, Barra do Pirai, Vassouras, Miguel Pereira, Paty de Alferes, ParaÃba do Sul, Três Rios e Mendes, além de entidades diversas, como INEA, Instituto Rio Carioca, usuários dos serviços do Saae e Cedae, IFRJ, UniFOA, Ongs, entre outros.
O edital oferece aos municÃpios recursos para elaboração de estudo de concepção, projeto básico e executivo, estudo ambiental para o sistema de esgotamento sanitário e foi explicado por Raissa Guedes, especialista em recursos hÃdricos da Agevap.
O edital prevê a divulgação dos inscritos em 20 de maio. No dia 24, divulgação dos habilitados e de
COMITÊ - O Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Médio ParaÃba do Sul foi instituÃdo em setembro de 2008 por decreto estadual, composto por 24 membros com direito a voto, 8 representantes de usuários de água, 8 representantes da sociedade civil e 8 representantes do poder público (federal, estadual e municipal).
A diretoria é colegiada, formada por 6 membros, conta com uma Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão e Legal. Atualmente a sede funciona em Volta Redonda, em espaço cedido pelo Inea, a UD1 na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, 5.900, no bairro Belmonte. Em 2010, num Contrato de Gestão, firmado entre o Inea e a Agevap, ganhou as funções de Agência de Bacia da Região Hidrográfica do Médio ParaÃba do Sul.