Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | 14:59

Matérias - 21/03/2016 | 07h21m

Presidente Obama viaja para Cuba

Havana

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajou domingo, 20, para Cuba. A agenda do presidente norte-americano inclui, após o desembarque na capital cubana, visita cultural a Havana Velha e um encontro com o cardeal Jaime Ortega, líder católico que trabalhou com o papa Francisco no esforço para trazer os dois países à mesa de negociações visando ao restabelecimento das relações diplomáticas.

A viagem do presidente Obama é uma boa notícia porque encerra, no âmbito das Américas, o último capítulo da guerra fria na política externa dos Estados Unidos.

O professor da Universidade do Texas, em Austin, James Galbraith, disse que a viagem do presidente Obama coloca um ponto final a um período longo, totalmente desnecessário, de hostilidade dos Estados Unidos em relação a Cuba.

“É correto dizer que, fora de um pequeno segmento da classe política, a população norte-americana está totalmente favorável a Obama na idéia de que o melhor caminho a seguir é ter relações normais com Cuba.”

 

Raúl Castro

O presidente Obama, que viajou com a esposa Michelle, e com as filhas Malia e Sasha, e terá um encontro segunda-feira, 21, com o presidente Raúl Castro. Entre os temas a serem discutidos estão os direitos humanos, o estímulo ao comércio entre Cuba e Estados Unidos e o desenvolvimento da iniciativa privada em solo cubano.

A viagem, a primeira de um presidente norte-americano à ilha cubana em quase 90 anos,  prosseguirá terça-feira, 22. Nesse dia, o presidente Obama fará um discurso dirigido ao povo cubano. Em seguida, participará de reunião com integrantes da sociedade civil cubana, incluindo ativistas de direitos humanos e representantes da oposição.

Depois dos encontros, o presidente Obama participará do jogo de beisebol entre o Tampa Bay Rays e a equipe nacional cubana. O beisebol é um esporte muito popular tanto nos Estados Unidos quanto em Cuba. O Tampa Bay Rays é um time de beisebol da Florida, que joga na liga profissional norte-americana.