Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | 15:03

Resende - 23/03/2016 | 06h32m

Resende promove fórum de Educação Integral

Resende

A Secretaria Municipal de Educação promoveu terça-feira, 22, o I Fórum Municipal de Educação Integral, com o tema “Educação Integral: qualidade como essência”. O encontro aconteceu de 8 às 12h30min, na Associação Educacional Dom Bosco, no bairro Morada da Colina, e será aberto a profissionais de educação do município e região.

O credenciamento dos participantes começou às 7h30min e a abertura do evento foi às 8 horas. Entre os convidados estiveram o prefeito José Rechuan e o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, além de diretores e coordenadores da Secretaria de Educação.
 

A primeira atividade as 8h20min, teve apresentação cultural de Hip Hop com o monitor do Programa Mais Educação, Wender Domingos, da Escola Municipal Maria de Assis Barboza, no Cabral. Às 8h30min, a coordenação do Programa Mais Educação apresentou um diagnóstico da iniciativa desde a sua implantação no município em 2010.

Às 9h30min, as Escolas Municipais Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), unidades que oferecem educação em tempo integral em Resende, fizeram um balanço mostrando como era antes e como ficou depois da implantação das oficinas realizadas paralelo ao turno das aulas escolares.

O Fórum contou com a presença do subsecretário de Educação de Mesquita na Baixada Fluminense, Alexandre Rocha, que palestrou sobre “Escola de educação integral - qualidade como essência”, a partir de 9h50min. Em seguida, começam os trabalhos em grupos. Os participantes serão divididos para debater assuntos como “profissionais da educação integral”, "integração curricular" e “infra-estrutura e espaços educativos”.

As propostas desses grupos serão apresentados no final do Fórum, às 12 horas, mas antes às 11h50min foi realizada uma apresentação cultural de dança com a monitora do Programa Mais Educação Larissa de Lima, da Escola Municipal Professor Carlinhos, na Fazenda da Barra III.

O Fórum faz parte das ações para implementação e ampliação da educação integral no município. Uma das finalidades é que as novas escolas do município sejam construídas e planejadas para atender a educação integral.

- O Programa Mais Educação do Governo Federal foi o indutor dessa política, mas temos que avançar e ampliar o atendimento para mais escolas - frisou o secretário de Educação, Mário Rodrigues, lembrando que de acordo com o Plano Nacional de Educação, até 2024 50% das escolas municipais em todo Brasil terão que oferecer educação em tempo integral.

No município, o Mais Educação foi implantado em 2010. Ele começou atendendo 12 escolas e 1.502 alunos. Em 2014/2015 o número chegou a 21 escolas e 2.424 estudantes. Entre as oficinas estão recreação e lazer, educação ambiental, capoeira, basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol, xadrez, percussão, judô, vídeo, danças, hip hop, grafite, música, teatro, pintura, desenho, fotografia, rádio e jornal escolar, banda, acompanhamento pedagógico, arte gráfica e leitura.

Um balanço feito pela equipe do Programa mostrou que as oficinas contribuíram para melhorar o rendimento escolar. Do total de 2.424 alunos atendidos, 2.230 (92%) tiveram bons resultados em Português. Em matemática 2.302 estudantes (95%) conseguiram melhoras escolares.