Matérias - 26/03/2016 | 10h13m
Confiar realiza aula inaugural das oficinas
Resende
O Conselho Fundacional da Infância e Adolescência de Resende (Confiar) realizou aula inaugural dos projetos que serão desenvolvidos pela fundação ao longo deste ano. A cerimônia aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada à Av. MarcÃlio Dias, 183, no Jardim Jalisco.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito José Rechuan, a presidente do Confiar, Maria VirgÃnia de Mello Soares da Rocha, o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, o promotor da Infância e Juventude de Resende, Afonso Henrique Lemos, e a coordenadora do programa, CÃntia Emi Inagaki.
Para o prefeito, a grande procura pelas oficinas por parte dos jovens - foram mais de 800 inscrições - é muito gratificante para o governo, visto que, de acordo com ele, no inÃcio do projeto era difÃcil encontrar quem estivesse disposto a participar.
- Essa transformação quem vem acontecendo é extremamente satisfatória. Começamos com 65 adolescentes e agora atendemos mais de 350, o que demonstra o quanto eles estão cada vez mais interessados em suas próprias formações. Nosso maior desejo é que eles possam adquirir o máximo de conhecimento, e que esse seja só o começo - afirmou.
Segundo a presidente do conselho, Maria VirgÃnia de Mello Soares da Rocha, as oficinas funcionam como um incentivo à cidadania desses jovens, sendo de extrema importância que cada um se esforce para que a experiência seja a melhor possÃvel.
- Eles acreditaram que o Confiar poderia mudar suas vidas, passaram por testes e conquistaram seus lugares. Agora eles terão a oportunidade de aprender noções de ética, moral e honestidade, o que os transformará em verdadeiros cidadãos e fará grande diferença em suas vidas profissionais - disse Maria VirgÃnia.
Na opinião do secretário de Educação, Mário Rodrigues, a iniciativa dos adolescentes em ingressar no projeto mostra a importância de se investir cada vez mais em polÃticas públicas desse tipo.
- Não existe outra garantia para o futuro que não seja através da educação - declarou Mário, que é professor.
Os 380 adolescentes inscritos e selecionados através de processo seletivo integrarão as oficinas de Auxiliar de Sala de Aula e de Recreador de Creche, de Floresta e de Empreendedor Social, que são voltadas para aqueles com idade entre 14 e 17 anos, e Guarda Aprendiz e Noções Administrativas, em que a idade exigida é de
As oficinas do Confiar são destinadas a jovens do municÃpio que devem estar matriculados na rede pública de educação, com frequência regular à s aulas. As oficinas têm duração de dez meses, perÃodo durante o qual os alunos recebem uma bolsa-auxÃlio mensal no valor de R$ 120, vale-transporte e lanche. Para se inscrever no programa, é necessário que a famÃlia esteja cadastrada no CADÚnico.