Angra dos Reis - 31/03/2016 | 08h26m
Angra continua em alerta contra o Aedes
Angra dos Reis
O municÃpio permanece em estado de alerta contra dengue, segundo dados do último Levantamento Rápido do Ãndice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), elaborado na última semana pela Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Este é o primeiro levantamento do ano e apresentou Ãndice de infestação de 1,9% (ou seja, 19 em cada mil casas visitadas tinham larvas do mosquito).
Foram visitados 4.359 imóveis, sendo que 87 apresentaram larvas do mosquito transmissor da dengue. Segundo o estudo, Parque Mambucaba, Frade, Belém, Nova Angra, Areal, Campo Belo e Vila Nova, Morros do Centro, Marinas, Balneário e Parque das Palmeiras foram os bairros que apresentaram um maior Ãndice de infestação do mosquito.
De acordo com a classificação do LIRAa, o Ãndice de infestação de até 1% é considerado satisfatório. De 1% a 3,9%, é considerado estado de alerta. Acima de 3,9% o Ãndice aponta uma situação de risco. Se comparado com o mesmo perÃodo do ano passado, houve uma diminuição no número de infestação, uma vez que o LIRAa de março de 2015 apontou infestação de 3,4%.
- O LIRAa apontou que as caixas d’água, lixo e vasos de planta são os locais mais utilizados como criadouros do mosquito. A Diretoria de Vigilância Ambiental continuará com os trabalhos de prevenção, que incluem visitas domiciliares, palestras nas escolas e outras ações - explicou Eduardo Louzada, secretário de Saúde interino.
Para diminuir os depósitos, a Vigilância em Saúde recomenda à população adotar medidas simples, como manter vasos sanitários tampados; lavar as vasilhas dos animais; verificar as tampas das caixas d’água e colocar telas protetoras sobre elas; substituir a água dos vasos de plantas por terra, evitar plantas aquáticas; preencher os pratinhos de plantas com areia (em medida suficiente para não acumular água); secar o suporte para copos dos bebedouros; limpar calhas do telhado para evitar acumulo de água; evitar armazenar pneus ou qualquer recipiente que possa reter água; além do descarte correto do lixo doméstico.