Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | 10:13

Matérias - 04/04/2016 | 19h05m

Programa Saúde na Escola divulga cronograma

Pinheiral

A coordenação do Programa Saúde da Escola (PSE) de Pinheiral divulgou o cronograma das ações a serem realizadas neste primeiro semestre de 2016 em toda rede municipal de ensino.

O programa, que inicia terça-feira, 5, passará por 18 unidades até o mês de junho, conforme previsão no calendário. Nesta primeira semana, as creches Sebastiana da Conceição Queiroz, Geralda Muzza, Professora Eunice Gouvea de Souza e Dona Galeana Alves de Oliveira receberão a iniciativa, beneficiando cerca de 300 crianças. Ao todo, 3352 estudantes passarão por avaliações.

O município vem sendo beneficiado desde 2013 com o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo a prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público, através de uma integração da Saúde e Educação. Nesta ação, estão incluídas as creches, pré-escolas, educação infantil, ensino fundamental e médio e o EJA (Educação de jovens e adultos).

Conforme explica a coordenadora do PSE, Kelly Valente, o programa tem metas pactuadas divididas:

“A Avaliação do Estado Nutricional por meio da antropometria, que objetiva colher informações sobre o crescimento e o desenvolvimento dos escolares através da avaliação do peso e do comprimento/altura; a Ação de Saúde Bucal, que avalia o estado de saúde bucal e identifica os educandos com necessidade de cuidados específicos para serem encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde e, posteriormente, aos profissionais da odontologia; a Saúde Ocular, que detecta estudantes com alterações na visão que acarretam em dificuldades no aprendizado e controla a deficiência visual na infância evitando o atraso no desenvolvimento; e a Verificação da Situação Vacinal, que tem como meta o direcionamento de todos os educandos para atualização da caderneta de Saúde ou cartão de vacina na rede de Saúde”, enumerou Kelly.

Ainda de acordo com a coordenadora, o segundo componente do programa é composto pela Promoção da Segurança Alimentar e da Alimentação Adequada e Saudável, ação realizada com os estudantes e seus responsáveis através de palestras; Promoção de Cultura de Paz e Direitos Humanos; Promoção de Saúde mental; Saúde e Prevenção em temas como direito sexual e reprodutivo DST/AIDS, álcool, tabaco e outras drogas; e Estratégia NutriSUS - Fortificação da Alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó, adicionada a uma das refeições oferecidas diariamente nas creches, tendo como objetivo potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências de vitaminas e minerais na infância. Essas ações são realizadas pelas Equipes de Saúde da Família em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).