Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | 10:19

Matérias - 06/04/2016 | 08h06m

Pinheiral comemora Dia Mundial da Atividade Física

Pinheiral

A inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas vão a óbito a cada ano em decorrência do ócio. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e comprovam a importância de realizar exercícios periódicos.

Por isso, as Academias da Saúde de Pinheiral (unidades Centro e Três Poços) aderem quarta-feira, 6, ao Dia Mundial da Atividade Física. A data visa promover a prática de atividades físicas junto à população e mostrar para comunidade os benefícios do exercício para o corpo e a mente.

No Centro, haverá programação em dois horários: às 7h30min e às 18h30min. Basta comparecer ao local. No pólo Três Poços, de 14 às 17horas, haverá aula de zumba com uma convidada especial, a professora Paloma Salume. ]


Sheila Sabença, coordenadora das unidades, lembra que a falta de atividades físicas pode acometer em doenças crônicas não transmissíveis como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, e enumera algumas das muitas vantagens que o exercício oferece para o indivíduo.

“Evita o excesso de peso e a obesidade, previne doenças, reduz a tensão arterial, melhora a auto-estima, diminui o stress, contribui para concentração, disciplina, equilíbrio e bem estar físico e psicológico”. Ainda de acordo com Sheila, o recomendado é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.

 

Dia Mundial da Atividade Física

Instituído pela Organização Mundial de Saúde, com objetivo de prevenção do sedentarismo, no dia 6 de abril, em todo mundo, ocorrem várias ações para promover a prática de se exercitar. Aulas em grupos, caminhadas, ginásticas e campeonatos são algumas das iniciativas desenvolvidas por municípios, associações desportivas e outras entidades para celebrar a data.
 

“Vale lembrar que a data serve apenas para conscientizar a população sobre esta importância e que a prática de exercícios deve ser seguida, não apenas hoje, mas quase que diariamente”, acrescentou a coordenadora das Academias da Saúde de Pinheiral.