Angra dos Reis - 09/05/2016 | 06h26m
TurisAngra cadastra guias de turismo
Angra dos Reis
A Fundação de Turismo (TurisAngra), inicia terça-feira, 10, um cadastramento dos guias de turismo que atuam na cidade. A data marca o Dia do Guia de Turismo, profissional de grande importância para o desenvolvimento do setor. O cadastramento visa conhecer os profissionais e servir de apoio para os meios de hospedagem e agências interessadas nestes serviços tanto no continente como na Ilha Grande.
De acordo com o presidente da Fundação, Klauber Valente, em Angra, a importância do guia de turismo ainda não está bem divulgada, fato que dá ainda mais importância ao cadastramento, especialmente dada a proximidade dos Jogos OlÃmpicos do Rio.
- Apesar dos guias serem um dos mais importantes elos da cadeia produtiva do turismo eles também são os que mais sofrem. Apesar da legislação os proteger e recomendar sua contratação, isso só se torna efetivo com fiscalização e cobrança. Os guias enriquecem a experiência do turista e são ao mesmo tempo, anfitriões e embaixadores da cidade. Eles auxiliam na comunicação e na transmissão de conhecimentos, dando mais segurança ao viajante - destacou Klauber Valente.
O cadastramento será feito entre os dias 10 de maio a 30 de junho, apenas no Centro de Informações TurÃsticas da Praia do Anil (CIT), de segunda a sexta-feira, de 14 à s 17hs. Serão pedidos apenas os documentos pessoais básicos (não será exigido TÃtulo de Eleitor), comprovante de residência atualizado, endereço completo e o número de registro no Cadastro do Ministério do Turismo (Cadastur), exigência da legislação. Não será preciso fornecer cópias dos documentos, apenas apresentar os originais.
Depois de pronto, o catálogo dos guias de turismo da cidade será entregue ao setor empresarial. Profissionais que ainda não possuem o registro Cadastur podem obter informações na própria sede da TurisAngra, no Centro, sobre como fazerem seu registro.
A legislação em vigor qualifica o guia de turismo como profissional cadastrado no Ministério do Turismo, cujas funções são as de acompanhar e orientar pessoas ou grupos de turistas ou viajantes, assim como transmitir-lhes informações, durante visitas, viagens ou deslocamentos no paÃs ou no exterior.