Matérias - 12/05/2016 | 06h25m
Suplente de Delcídio decide não tomar posse
BrasÃlia
O Diário Oficial da União publicou quarta-feira,
Pelo regimento interno da Casa, o senador do PSC tem 60 dias - prorrogáveis por mais 30 - para ocupar a cadeira que ficou vaga. A cassação de Delcidio foi aprovada ontem por 74 votos favoráveis, nenhum voto contrário e a abstenção do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), presidente do Conselho de Ética do Senado. Com o resultado, além da perda do mandato, DelcÃdio está inelegÃvel por onze anos.
InelegÃvel por 11 anos
O processo que resultou na cassação por quebra de decoro parlamentar começou em novembro do ano passado, quando o parlamentar foi preso por obstrução da Justiça depois de flagrado em conversa com um filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. No telefonema gravado pela PolÃcia Federal, o senador oferece propina e um plano de fuga para que Cerveró não firmasse acordo de delação premiada com o Ministério Público no âmbito da Operação Lava Jato.
Para perda do mandato eram necessários os votos favoráveis da maioria absoluta dos 81 senadores, ou seja, 41 votos. Depois do resultado, DelcÃdio divulgou nota classificando a votação como manobra e afirmou que a decisão dos senadores foi açodada e que Renan adotou um espÃrito revanchista de quem se julga acima da lei e do Direito.