Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | 23:29

Matérias - 16/05/2016 | 05h52m

Hospital do Retiro comemora Semana da Enfermagem

Volta Redonda

O Hospital Municipal Doutor Munir Rafful - o Hospital do Retiro - que completou esta semana 17 anos de funcionamento, realizou mais uma festividade. Desta vez a equipe comemorou a XVI Semana Nacional de Enfermagem, com palestras, cursos e coffe break.

A expectativa da diretora do HMMR, Márcia Cury, é contemplar os cerca de 300 profissionais de enfermagem lotados na unidade.

“Nosso objetivo é instrumentalizar e integrar nossa equipe de enfermagem que merece toda atenção por realizar um trabalho com profissionalismo e dedicação”, ressaltou a diretora do HMMR, lembrando que a Semana de Enfermagem comemorada entre os dias 12 e 20 de maio.

A abertura do evento foi no auditório do Colégio João XXIII, com palestra motivacional, ministrada pelo profissional Tegno Leonardo da Silva Cerqueira que aplicará técnicas de automotivação entre os enfermeiros. “Nosso foco é lembrar a estes profissionais que mesmo enfrentando uma dificuldade pessoal, eles são imprescindíveis para vida de um paciente e devem executar suas funções da melhor forma possível”, ressaltou o palestrante.

No dia seguinte, as palestras continuaram. Desta vez os trabalhos foram ministrados pelos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Carlos Eduardo de Sá e Wesley Pinto da Silva. O tema será atualização de Guideline e BLS (Suporte Básico de Vida), sigla em inglês, que versa sobre o protocolo de atendimento em casos de parada cardiorrespiratória.

Esse protocolo, que sofre atualizações a cada cinco anos, passou por modificações em outubro do ano passado. Durante a palestra os profissionais passaram aos enfermeiros orientações sobre o assunto, além de debaterem sobre a importância da realização do mesmo, garantindo o restabelecimento do paciente em casos de paradas cardiorrespiratórias. O oficial do CBMERJ Wesley Silva, ficará a cargo de reforçar os itens básicos desse protocolo.

Um deles é garantir ao socorrista subsídios necessários para que possa identificar paciente com parada cardiorrespiratória. Logo depois, conforme o protocolo para estes casos, o oficial lembrou que é necessária a reanimação com compressões torácicas, seguida de utilização de desfibrilador automático para reversão da arritmia.

Segundo explicou Wesley, estes itens básicos, se aplicados corretamente, podem salvar vidas, além de garantir que o paciente se recupere. “O tempo correto para estas medidas serem adotadas é de quatro minutos, período necessário para que o paciente retorne ao seu quadro clínico normal”, completou o profissional.

O oficial lembra que passado esse período, a cada minuto, reduz-se em 10%, as chances desse pacientes adquirir uma sequela. “O restabelecimento das funções vitais do coração, pulmão e cérebro, depende desse procedimento”, completou o oficial do CBMRJ.

As equipes tiveram ainda palestras sobre “Conduta da Enfermagem frente ao Trauma”, ministrada pela Especialista em Gestão de Saúde, Supervisora Geral do Serviço de Atendimento Médico de Urgência do Médio Paraíba, Mestranda em Saúde e Meio Ambiente, Paola Tolentino.

O evento cedeu espaço ainda para realização de Mini Curso sobre “Coberturas de Curativo”, com o palestrante  Hudson Pereira, especialista em Saúde da Família, Pós Graduando em Enfermagem Dermatológica e Diretor da ECENF Excelência em Saúde.

Outro mini curso aconteceu com o tema “Humanização para Equipe de Enfermagem”, ministrado pela palestrante Gisele Alves Guimarães, Pós Graduada em Urgência e Emergência e Professora do Curso Técnico em Enfermagem. Todos os eventos serão acompanhados ainda de coffe break para os profissionais da área.