Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | 20:18

Matérias - 20/05/2016 | 11h38m

Beltrame solicita reforço do policiamento no Rio

Rio de Janeiro

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, solicitará ao governo federal efetivo militar para reforçar o policiamento em locais estratégicos durante as Olimpíadas e Paralimpíadas. Ele se reuniu na tarde de quinta-feira, 19, com o Ministro da Defesa interino, Raul Jungmann. O número de militares e os locais não foram divulgados.

O pedido deverá ser feito pelo governador em exercício Francisco Dornelles ao presidente interino, Michel Temer. Beltrame mostrou-se tranquilo em relação à segurança dos Jogos, mas manifestou preocupação com o período pós-Olimpíadas.

 â€œNas Olimpíadas, temos certeza de que teremos apoio total de vários ministérios e das várias polícias e acredito que transcorrerá normalmente. Mas também tenho que ter preocupação com a segurança pública da cidade, do cidadão e que, depois que termina o evento, todo esse apoio vai embora. Com os episódios do aumento de criminalidade e essas outras situações, cabe ao estado resolver através de mudança de estratégias operacionais. A Olimpíada vai embora e a população fica”, disse.

O ministro informou que uma brigada com 3 mil homens do Exército, de Santa Catarina e de Minas Gerais, está na cidade à disposição para qualquer emergência. Jungmann disse que a cidade está pronta, do ponto de vista da segurança, para receber as Olimpíadas "e fazer delas um marco para o reconhecimento da imagem do Brasil no exterior e dos brasileiros. Os cadernos de compromissos da Defesa estão em dia, com andamento absolutamente regular e acredito que daremos uma grande contribuição para que as Olimpíadas transcorram com tranquilidade de paz”, disse.

O Exército disponibilizará cerca de 15 mil militares como força de contingência que estarão a postos para uma emergência durante o evento. Raul Jungmann disse ainda que pretende ficar no Rio durante o início e o término dos Jogos e proporá aos demais ministros diretamente envolvidos com o evento que se desloquem para capital fluminense no início das competições e no encerramento.

Jungmann declarou que 2 mil agentes da Força Nacional atuarão no Rio durante os Jogos. O contingente será necessário para completar o total de 9,6 mil homens da Força Nacional previsto no planejamento da segurança na Rio 2016.