Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | 20:24

Angra dos Reis - 25/05/2016 | 09h02m

Agricultores de Angra recebem capacitação

Angra dos Reis

Iniciada mais uma etapa do Pais - Produção Agroecológica Integrada Sustentável -, resultado de convênio entre a Secretaria de Atividades Econômicas, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Trata-se da capacitação dos agricultores que foram escolhidos e que tiveram seus nomes divulgados em abril, em solenidade na sede do Sebrae/Angra.

A primeira etapa do Pais consiste em quatro capacitações, ministradas pelos técnicos em Agropecuária Alex de Oliveira e Bruno Lopes, consultores do Sebrae. Com a presença dos agricultores, técnicos da Subsecretaria Municipal de Agricultura, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), a primeira oficina de capacitação aconteceu no dia 2 de maio, no Ariró. A propriedade do Sr. Lima, um dos agricultores escolhidos, foi usada para o ensino dos conceitos sobre agroecologia.

Na terça-feira, 17, foi realizada a segunda capacitação, que versou sobre técnicas de compostagem, no sítio do Sr. Ezequiel, em Mambucaba. O secretário de Atividades Econômicas, Marcelo Oliveira, participou do encontro, acompanhado do subsecretário de Agricultura, Hermes de Oliveira.

“Essa boa aproximação entre o Sebrae e a prefeitura beneficia os produtores”, afirmou Marcelo.

O Pais traz mais uma opção de trabalho e renda para agricultura familiar, melhorando a qualidade e diversificando a produção, estimulando a prática da agricultura orgânica através de processo produtivo sem uso de agrotóxicos e com manejos agroecológicos.

Ainda serão tratados temas como controle natural de pragas e doenças, criação de galinhas e produção de mudas. A próxima etapa do projeto contará com a implementação dos sistemas produtivos.

 

Beneficiados com a Produção Agroecológica Integrada Sustentável:

 

Parque Mambucaba: Ezequiel, Eliane, Aline, Carlito, Davi, Claudionor, Ana Maria e Lucas

 

Bracuí: Valmir e Madalena

 

Aldeia Indígena: Domingos e João

 

Zungu: Marilis

 

Ariró: Lima e Maurício