Matérias - 03/06/2016 | 09h34m
Itália celebra 70 anos da República
Roma
Com uma parada militar em Roma, a Itália celebrou quinta-feira, 2, os 70 anos da República. No dia 2 de junho de 1946, um referendo no paÃs pôs fim à monarquia e instaurou o novo regime, numa festa definida pelo presidente Sergio Mattarella como "de todos italianos e de um paÃs melhor".
A celebração iniciou com o presidente italiano depositando uma coroa de flores no Altar da Pátria e seguiu com a parada militar que, pela primeira vez na história, contou com a abertura de 400 prefeitos de todo paÃs. Ao todo, 3,6 mil civis e militares desfilaram nos Fóruns Imperiais da capital italiana.
O desfile que encerrou sob chuva, contou com a participação do força aérea do paÃs e dos marinheiros envolvidos num problema com a Ãndia há quatros anos, Salvatore Girone e Massimiliano Latorre. Girone retornou à Itália neste final de semana, após ficar preso em Nova Déli desde 2012.
Ao lado de Mattarella, estavam presentes o primeiro-ministro, Matteo Renzi, a ministra da Defesa, Roberta Pinotti, a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, e do Senado, Pietro Grasso, além de outras lideranças polÃticas regionais.
Numa mensagem enviado ao Chefe do Estado Maior da Defesa, general Claudio Graziano, Mattarella afirmou que os "valores de liberdade, justiça e igualdade entre os homens e o respeito dos direitos de cada um e dos povos, ainda hoje, são o fundamento da união de nossa sociedade e os pilares sobre os quais se apóia a construção da Europa".
- Saudações: Por uma rede social, os polÃticos italianos se manifestaram sobre a data. O premier Matteo Renzi escreveu "Boa Festa da República a todos. Viva a Itália!". O ministro das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni, lembrou daqueles que trabalham em outras nações.
"Boa Festa da República aos italianos que servem o paÃs na rede diplomática, nas forças armadas, nas instituições no exterior", postou Gentiloni.