Matérias - 06/06/2016 | 07h24m
Jarbas Passarinho enterrado com honras militares
BrasÃlia
O presidente do Senado, Renan Calheiros, decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-senador Jarbas Passarinho, ocorrida domingo, 5. Renan também deverá marcar uma sessão de homenagem ao polÃtico.
“Perdemos um grande brasileiro. Em todos cargos que ocupou, demonstrou profundo espÃrito público e dedicação ao interesse nacional. Foi um dos melhores polÃticos da sua geração, que sempre teve com todos nós um relacionamento e uma convivência gentis e civilizados. Jarbas Passarinho deixou a sua marca na história do Brasil e do Senado Federalâ€, disse Renan.
Por ser coronel da reserva do Exército, Passarinho foi sepultado com honras militares, na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em BrasÃlia. Houve salva de tiros de canhão e de fuzil. Na hora do sepultamento, a bandeira do Brasil que cobria o caixão foi entregue a Carlos Passarinho, um dos cinco filhos do ex-senador.
A banda do Exército executou a Canção da Artilharia, arma da qual Passarinho fazia parte. O caixão desceu à sepultura sob uma salva de palmas. Cerca de 200 pessoas acompanharam a cerimônia, segundo a PolÃcia Militar.
Segundo a assessoria do governo do Pará, estado que Passarinho governou, ele morreu por “problemas de saúde decorrentes da idade avançadaâ€. O estado também decretou luto oficial de três dias.