Matérias - 13/06/2016 | 08h32m
Chinesas não podem se casar com estrangeiros
Pequim
O Supremo Tribunal Popular da China aprovou uma nova lei que proÃbe as cidadãs chinesas de se casarem com estrangeiros. A lei entrará em vigor no inÃcio de 2018.
"Devido à escassez de mulheres na China, temos que ter a certeza de que os homens chineses terão todas oportunidades possÃveis de encontrar uma esposa", declarou um dos legisladores do paÃs, citado por East Asia Tribune.
Além disso, ele observou que a lei foi criada para promover a harmonia social na China, já que a falta de mulheres pode aumentar os números de violações e outras formas de violência.
Um pequeno grupo de ativistas dos direitos civis se reuniu na frente do Palácio da Justiça da China para protestar contra a polêmica decisão, que foi considerada como sexista uma vez que os casamentos mistos são permitidos aos homens.
Depois de décadas de polÃtica de um filho por casal, o paÃs enfrenta agora um grave desequilÃbrio de gênero: por cada menina menor de 18 anos, há três homens do mesmo grupo etário, informou o jornal chinês.
Visto que a restrição não afeta os homens chineses, a indústria matrimonial na China, com meninas provenientes da Tailândia ou Vietnã, poderá aumentar devido à falta de mulheres para os cidadãos chineses em seu próprio paÃs, concluiu o East Asia Tribune.
