Matérias - 17/06/2016 | 11h32m
Janot denuncia deputado Aníbal Gomes ao STF
BrasÃlia
O procurador-geral da República (PGR) Rodrigo Janot pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), quinta-feira, 16, o arquivamento de uma investigação sobre o presidente do Senado Renan Calheiros. Segundo a PGR, o arquivamento foi pedido por falta de provas contra o senador.
No mesmo inquérito, da Operação Lava Jato, Janot denunciou ao STF o deputado federal AnÃbal Gomes (PMDB-CE) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
“Segundo a denúncia, constatou-se a atuação do deputado Federal AnÃbal Gomes com promessa de pagamento indevido no valor de R$ 800 mil ao então diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, para permitir e facilitar a celebração de acordo entre a Petrobras e empresas de praticas atuantes na Zona de Portuária
Além de Gomes, foi denunciado também LuÃs Carlos Batista Sá. Segundo a PGR ele é acusado de receber “a vantagem indevida destinada a AnÃbal Gomes e atuar como figura central para lavagem de dinheiro proveniente do acordo celebrado em decorrência dos atos de corrupção, em benefÃcio próprio e do parlamentarâ€, diz o texto.
No texto a PGR diz ainda que Janot pediu também a decretação da perda da função pública do deputado e que o inquérito seja desmembrado para que as condutas de outras pessoas envolvidas, que não têm foro, sejam analisadas na 13ª Vara Federal de Curitiba.
