Domingo, 24 de agosto de 2025 | 14:28

Matérias - 27/06/2016 | 06h08m

Pinheiral inaugura primeira fase do Parque Fluvial

Pinheiral

A prefeitura e a secretaria de estado do Ambiente inauguraram a primeira fase das obras do Parque Fluvial do Médio Paraíba. A área destinada ao Parque - localizada na Rua Ana Torres, no bairro Parque Maíra - contempla 84 hectares e 500.000m², estando 92% dentro da Faixa Marginal de Proteção (FMP) do Rio Paraíba do Sul.

O objetivo da nova estrutura é prevenir a ocupação desordenada das margens dos rios, recuperar a vegetação e preservar os recursos naturais da região, favorecendo o desenvolvimento de uma área nobre para diversas atividades culturais, de lazer, esporte e turismo para usufruto de toda população do Vale do Paraíba. A obra, que está sendo construída em fases, responde às exigências do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) é custeada pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental.

Em Pinheiral, a concepção do projeto do Parque Fluvial partiu do prefeito José Arimathéa Oliveira, também professor de Manejo de Bacias Hidrográficas e mestre em Meio Ambiente. O gestor vislumbrava um melhor aproveitamento das margens do Rio Paraíba que também proporcionasse um local atrativo para a prática de exercícios, lazer e cultura.

“Sempre digo que temos que ousar em nossos sonhos. E nesta ousadia, temos que ter força de vontade e perseverança, que é o que nos move na busca de uma cidade melhor. Não foi fácil. Doze milhões de reais é o tamanho do projeto do nosso Parque”, contou o prefeito.

Segundo Arimathéa, em parcelas, o município recebeu cerca quatro milhões de reais e o que foi inaugurado é fruto deste investimento.

“Sabemos das dificuldades, sobretudo no nosso estado, mas aguardamos novos repasses para conclusão deste sonho. Esta primeira fase tem a capacidade de uso pela população e por isso decidimos inaugurá-la. Por uma questão estratégica, a funcionalidade do Parque garantirá que a obra não vai parar”.

O prefeito ainda explicou que sua idéia é a de subverter a lógica de relacionamento da população com o Rio Paraíba.

“As cidades normalmente nascem de costas para o Rio. No nosso caso, queremos crescer de frente para ele e contemplar a beleza do rio que corta nossa cidade. Nós não fomos agraciados com o mar de Angra dos Reis e nem com as montanhas de Itatiaia, mas a partir de agora vamos entender e apreciar a importância do nosso Rio Paraíba. O local também pode vir a sediar projetos, pesquisas de estudos de produção animal, entre outros”, enumerou destacando a importância da parceria com o UniFOA. 

A vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Vera Lúcia, enfatizou:

“Esta iniciativa nos dá um novo olhar para nossos rios e isso só poderia sair de um prefeito ambientalista. Que sirva de exemplo para os demais municípios”.
 

O representante do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Sérgio Alves, falou do desafio de se fazer um licenciamento, segundo ele, um tanto inédito.

“Protegerá toda margem do rio e nos trazer mais segurança hídrica. Este é o primeiro passo para recuperação ambiental”.

O projeto

A primeira fase do Parque Fluvial, inaugurada hoje, contempla o pórtico de entrada, a pista de caminhada e ciclovia de 1.800 metros e o complexo esportivo, com duas quadras de vôlei de areia, uma quadra poliesportiva em tamanho oficial e dois campos de futebol, sendo um de grama e outro de areia, além de uma rotatória com baia de embarque/desembarque, vagas para motos, vagas de ônibus e estacionamento de carros. Em breve no local também será construída a sede do Comitê de Bacias.

Ainda estão previstos 17.700m² de paisagismo específico com canteiros e áreas arborizadas para sombreamento de áreas de lazer. Outra etapa do projeto engloba alguns equipamentos urbanos, como o centro gastronômico com quiosques e restaurantes, mirante, banheiros, academia da terceira idade e um píer, que possibilitará a ancoragem de navegações de pequeno porte.

 

Pista de caminhada homenageia o pinheiralense Haroldo Sales

Haroldo Sales era professor, advogado e consultor jurídico. Foi o primeiro secretário de Governo de Pinheiral. Nascido e criado no município teve uma vida marcada por humildade, simpatia e bom humor. Educado, inteligente e honesto, faleceu em janeiro deste ano, aos 59 anos, num acidente enquanto fazia sua caminhada matinal, deixando um legado de bons exemplos a serem seguidos.

O Governo Municipal, como forma de homenagem, dá o nome de Haroldo Bento Sales Filho à pista de caminhada localizada no recém-inaugurado Parque Fluvial. A homenagem foi apreciada pela viúva Fátima Aparecida, pela filha Talita Sales e pela neta Eduarda que plantou um ipê amarelo próximo ao local que leva o nome de seu avô.

 

“Vem Plantar com a Gente”

O “Vem Plantar com a Gente” é um evento pensado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Rural com o intuito de proporcionar aos pinheiralenses a oportunidade de plantar sua própria árvore e assim contribuir para arborização do Parque.
 

De acordo com o secretário, Joaquim Valim, a idéia é também chamar a comunidade para que cada um deixe sua marca e faça parte da história do Parque.

“Esse projeto vai acontecendo conforme a área for aumentando. Nesta fase, estamos saturados, com quase 12 mil mudas plantadas. Nas demais, que serão mais três, faremos novos eventos”, explicou o secretário enumerando as espécies: “Goiabeira do mato, suinã, jenipapo, palmeira rosa, ipê amarelo, ipê roxo, fedegoso e aroeira.”