Domingo, 24 de agosto de 2025 | 14:36

Volta Redonda - 27/06/2016 | 06h11m

Volta Redonda comemora 26 anos do ECA

Volta Redonda

O aniversário de 26 anos do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), - Lei federal 8.069, sancionada em 13 de  julho de1990 - foi comemorado com diversas atividades de música, dança e esporte na Praça Sávio Gama, em frente à sede da prefeitura.

O evento teve a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, os membros do Conselho Tutelar I e II, secretarias municipais  de Governo, Ação Comunitária, Saúde, Esporte, Fundação Beatriz Gama (FBG),  Criad (Centro de Recursos Integrados ao Adolescente) e entidades sociais que trabalham com portadores de necessidades especiais como Apadem, Apadefi, e Apae.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDC) e gestora do Fundo da Infância (Finad), a pedagoga Cléia Camilo, disse que a legislação é o marco inicial no funcionamento do ECA e que o município tem no seu prefeito Neto, um amigo e defensor das crianças pelos investimentos que faz na educação, e que a data não poderia passar despercebida, sem comemoração.

“Volta Redonda é referência no atendimento à criança e adolescente. A comemoração é importante porque chama atenção para prioridade dos direitos da criança e adolescente na saúde, educação, lazer, profissionalização sejam respeitados”, enfatizou.

A professora Janine Muniz também salientou a importância do ECA, afirmando que “as crianças merecem atenção, carinho e dedicação porque são o futuro". Ela acompanhou um grupo de 20 crianças do Cras Caieiras que se apresentou no palco do evento.

No final, após apresentação de uma dança do projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN, foi cantado o parabéns e cortado um bolo, que foi distribuído aos presentes. Houve também a distribuição de pipoca, refrigerante e cachorro quente ao público.

As entidades aproveitaram as barracas montadas na praça para mostrar a produção e o trabalho social que desenvolvem para diversas comunidades, como o SOS (Serviço de Obras Sociais), Associação Nova Esperança Social e Esportivo Cultural, Lar Espírita Irmã Zilá, entre outros.