Angra dos Reis - 15/07/2016 | 07h44m
Angra recebe Encontro de Corais
Angra dos Reis
Quinta-feira, 21, começa mais um Encontro de Corais. Em sua terceira edição, o Ecoar promete uma vasta programação, com um número maior de corais participantes do que os outros anos. O 3º Ecoar segue até 23 de julho. O evento é gratuito e acontecerá nos equipamentos públicos de cultura de Angra. O Encontro de Corais é promovido pelo Coral da Cidade, em parceria com a prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), com apoio da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra). Neste ano serão 23 corais participando do encontro.
- Com a terceira edição, o Ecoar se consolida como um evento referência do Canto Coral na região. Mesmo no momento de crise que o estado atravessa, estamos trabalhando para realizar um encontro significativo, tanto para nosso municÃpio quanto para os corais que se apresentarão em nossa cidade - declarou o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo.
A proposta do encontro é sempre a mesma: fomentar, desenvolver e aprimorar a prática do canto coral no estado, através do intercâmbio musical entre os participantes. A abertura será quarta-feira, 20, às 19hs, no Centro Cultural Theophilo Massad.
Como nos anos anteriores, um dos dias do evento acontecerá na Ilha Grande, na Vila do Abraão. Será no Centro Cultural Constantino Cokotós. Nove corais participarão da apresentação na ilha.
- Ampliar o evento na Ilha Grande é uma vontade antiga do Coral da Cidade. Discutimos tanto a descentralização das ações culturais e sempre caÃmos na armadilha de realizar atividades no Centro de Angra. A ida desses nove corais para ilha será, sem dúvida, uma grande oportunidade para moradores e turistas participarem dessa experiência - disse o presidente do Coral da Cidade, FabrÃcio Osório.
Ao maestro Moacir Saraiva caberá a função de reger, além do Coral da Cidade, todos corais na execução das músicas tema do encontro: Três Cantos Kraó e Aquarela do Brasil.
SOBRE O HOMENAGEADO
Como em todos anos, o encontro homenageia um músico da área. Na edição de 2016 o homenageado será o maestro, compositor e arranjador brasileiro Marcos Leite.
Marcos Leal Leite (nascido no Rio de Janeiro, em 25 de março de 1953, e falecido em 14 de janeiro de 2002) foi um maestro, compositor e arranjador brasileiro. Se tornou conhecido como fundador e mentor do grupo vocal Garganta Profunda, no Rio de Janeiro. Ligado ao canto coral e grupos vocais desde meados dos anos 70, dirigiu também o vocal Brasileirão, em Curitiba.
Marcos é considerado, por boa parte dos crÃticos e do meio musical, como um divisor de águas na música feita para coro no Brasil. Suas composições e arranjos influenciaram decisivamente os rumos da estética do canto coral brasileiro. Morreu aos 50 anos.
- Fiz o curso com ele em 2000, e, em 2002, ele morreu. Minha última grande lembrança foi a homenagem que fizemos (Alunos do Marcos Leite) durante a Oficina de Música de Curitiba. Na ocasião, a nossa professora de regência, Mara Campos, destacou pedaços de arranjos do Leite e montou uma obra para homenageá-lo. Isso em janeiro de 2002. Foi uma experiência emocionante - relembra Moacir Saraiva, que sugeriu o nome de Marcos Leite para a homenagem.