Matérias - 26/07/2016 | 09h41m
Aprovada entrada do Estado no Consórcio Intermunicipal
Valença
O Projeto de Lei 05/2016, que insere o Estado do Rio de Janeiro no Consórcio Intermunicipal do Vale do Café (ConVale), após convocação extraordinária do Chefe do Poder Executivo, foi levado novamente à apreciação dos vereadores e aprovado com dez votos na manhã desta sexta-feira, 22. Assim que for publicado, a prefeitura voltará a ter a necessária tranquilidade para enviar seu lixo para o Aterro Sanitário de Vassouras, com a certeza que o Governo do Estado subsidiará mais de 80% do custo para o aterramento.
Com a aprovação do projeto, o Estado passará a custear uma parte do valor do aterramento da seguinte forma: nos anos 2016/2017, o Estado arcará com R$ 60,00/tonelada destinada, enquanto cada municÃpio apenas com R$ 9,00/tonelada destinada; em
A matéria estava na Câmara de Vereadores há vários meses e a Secretária de Meio Ambiente - Madalena Sofia, chegou a ir até aquela casa legislativa, no dia 20 de abril, explicar aos parlamentares o objetivo do projeto e sua importância para cidade. Contudo, a matéria não chegou a ser apreciada em Plenário, tendo recebido rejeições de duas comissões - Justiça e Redação e Finanças e Orçamento. A matéria não chegou nem a ser apreciada pela Comissão de Meio Ambiente e foi retirada de pauta. Desde então, a Câmara, através de seu Presidente, se recusa a retornar a apreciação do projeto, mesmo com recurso interposto pelo vereador Naldo neste sentido. Só após receber solicitação assinada pelo Chefe do Poder Executivo a Câmara aceitou dar uma pausa no recesso legislativo e reavaliar a matéria em sessão extraordinária.
A Secretária Madalena Sofia aproveitou a oportunidade para fazer alguns esclarecimentos:
- O Edital da Concorrência diz que o Consórcio tem 180 dias para Construção da Estação de Transbordo e nenhum dos MunicÃpios consorciados recebeu a sua.
- A construção da Estação de Transbordo que atenderá Valença e onde poderá ser feita a Coleta Seletiva será construÃda em local determinado pelo MunicÃpio.
- Está no Edital que os resÃduos (somente) de Conservatória e Santa Isabel, por questão de logÃstica, irão para futura Estação de Transbordo de Barra do PiraÃ. Quando as estações estiverem construÃdas, quem transportará o lixo da Estação até o Aterro é o próprio Consórcio.
- Coleta Seletiva é um Projeto que tem que ser implantado nos municÃpios. É uma PolÃtica Pública que contará com conscientização de todos munÃcipes.
- Quanto aos catadores (
- Lixão de Quirino: o lixo que foi lançado e não coberto, foi reportado ao INEA. Por enquanto, a prefeitura está no aguardo de orientações.
- A prefeitura de Valença informa que existe contrato com a empresa Eco4Life Soluções Ambientais Ltda., que é responsável pelo descarte do lixo hospitalar, resÃduo que precisa de tratamento especial para seu transporte e destinação final, diferente do lixo doméstico. Informa ainda que o suposto lixo hospitalar encontrado pela operação realizada pelo Inea no Aterro Controlado de Quirino estava junto a outros resÃduos de origem doméstica e acondicionado em saco plástico preto, utilizado para lixo doméstico ou lixo social de empresas. Importante destacar que perito policial esteve no local, avaliou os sacos encontrados e descartou quaisquer responsabilidades criminais por parte da prefeitura de Valença.
- O MunicÃpio de Valença, por participar de um Consórcio, não está obrigado a fazer o Plano Municipal de ResÃduos Sólidos. Mesmo assim, a Secretaria de Meio Ambiente está participando de um Grupo de Estudo dentro do CONSELHO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE - CONDEMA, para Elaboração do Estudo de Concepção de ResÃduos Sólidos.
- Neste primeiro momento, a Empresa Contratada pelo MunicÃpio (Própria) é quem levará para Vassouras o lixo, como está fazendo. Para isso continuar assim, dependerá dos próximos Administradores.