Volta Redonda - 03/08/2016 | 07h59m
Volta Redonda ganha mais dois novos CRAS
Volta Redonda
A prefeitura Municipal de Volta Redonda entrega à população em agosto mais duas unidades dos CRAS (Centros de Referência à Assistência Social), da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), nos bairros São Cristóvão e Voldac. Com os novos CRAS o municÃpio passa a ter 35 unidades, formando uma das maiores redes de atendimento social do Brasil.
A cidade tem atualmente 33 CRAS e três CAM (Centros de Atividades Múltiplas).
O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, afirmou que a expansão dos serviços deve continuar, com a implantação de outras unidades.
“Duas novas unidades também serão implantadas nos bairros Jardim Cidade do Aço e Ponte Alta, além disso, outros dois CRAS passarão por reforma e ampliação: um no Retiro e outro no Siderlândiaâ€, afirmou, acrescentando que um novo CAM - unidades menores de assistência social - deve ser instalado no bairro Aero Clube. Atualmente, há os CAM São Geraldo, ligado ao CRAS Monte Castelo; Siderópolis, ligado ao CRAS Vila Rica; e Morada do Campo, ligado ao CRAS Retiro.
SERVIÇOS - Os CRAS funcionam a partir do trabalho de equipes interdisciplinares, que contam com assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, um coordenador e auxiliares. O atendimento é feito com acompanhamento social das famÃlias, os serviços de convivência e fortalecimento de vÃnculos e com as iniciativas de inclusão produtiva e geração de renda.
As equipes dos CRAS também realizam o CRAS Itinerante e o Vem pro CRAS, onde o principal objetivo é divulgar os serviços prestados nas unidades. No caso do CRAS Itinerante, é montada uma estrutura em local distante de uma unidade de CRAS para que os moradores tenham acesso aos serviços oferecidos.
No Vem pro CRAS os moradores são estimulados a conhecerem a unidade. Entre os atrativos estão o Caminhão da Brinquedolândia, que é um espaço criado para crianças de