Sábado, 23 de agosto de 2025 | 13:37

Angra dos Reis - 03/08/2016 | 08h08m

Angra apóia prevenção de incêndios florestais

Angra dos Reis

A Secretaria da Cidade Sustentável está apoiando a campanha “Queimada é fogo”, de prevenção e controle de incêndios florestais. A iniciativa de prevenção é do governo estadual e, em Angra, tem como uma das áreas de atenção o Parque Estadual Cunhambebe.

As principais medidas de prevenção são não queimar o lixo nem as pastagens, não soltar balões, não jogar pontas de cigarros acesas, não fazer fogueira em acampamento e não abandonar objetos de vidro. Os meios para fazer as denúncias são os telefones do Corpo de Bombeiros (193) e o da administração do Parque Estadual Cunhambebe (21) 3789-2965.

- Temos atuado em conjunto com profissionais do parque, em ações nas escolas e comunidades. A equipe da prefeitura está auxiliando no fortalecimento do parque em território angrense, promovendo sua inserção na Rede de Educação para Redução de Desastres - disse Rita Santos, secretária adjunta de Planos e Projetos Urbanos e Ambientais, da Secretaria da Cidade Sustentável.

Houve uma atividade em conjunto com a Defesa Civil e no Conselho Municipal de Turismo, com objetivo de desenvolver projetos direcionados ao turismo ecológico. O trabalho conjunto entre autoridades municipais e estaduais é, segundo a secretária adjunta, motivado pelo fato do parque ter forte interface com os mananciais hídricos, com a área rural e com as comunidades tradicionais. Por conta disso, a Secretaria da Cidade Sustentável está desenvolvendo planos locais para algumas das regiões, como Bracuí e Ariró.

A equipe de guarda-parques do Parque Estadual Cunhambebe vem atuando para reforçar a implementação das medidas preventivas, através de ações com expedição de notificação preventiva de incêndios. Esse documento, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tem caráter informativo e educativo, mas não punitivo.