Sábado, 23 de agosto de 2025 | 13:40

Matérias - 04/08/2016 | 20h11m

Secretaria de pesca promove formatura

Angra dos Reis

Mais de 30 pescadores de Angra receberam seus certificados de conclusão do curso de formação de aquaviários - pescador profissional nível 1. A cerimônia foi realizada no auditório da Defesa Civil, no bairro do São Bento. Além do certificado, eles também adquiriram as cadernetas de inscrição e registro, popularmente chamadas de carteiras POP. O documento é a habilitação necessária para se trabalhar embarcado.

O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Pesca e Aquicultura da prefeitura, a Capitania dos Portos, o Sistema OCB/RJ, a Propescar e a Cooperar. A iniciativa tem como objetivo, além de aprimorar os conhecimentos dos profissionais da pesca sobre o ofício, legalizar esses profissionais, que são a mão de obra de uma das atividades produtivas mais importantes para o município, tanto no aspecto econômico quanto cultural.

- Essa iniciativa faz parte de nossas metas traçadas desde o início de nossa gestão. Como os tempos estão difíceis, tivemos que buscar parcerias para concretizar esse objetivo. Sabemos da necessidade desse documento para dar tranquilidade ao trabalhador da pesca - afirmou Júlio Magno, secretário municipal de Pesca.

Os pescadores certificados fizeram parte da segunda turma do curso, que conta com duas semanas de aulas. Somando as duas turmas, mais de 60 profissionais obtiveram seus registros. Dentre eles, Paulo Rogério da Silva, que destacou tanto a importância da formalização do aspecto legal, quanto os conhecimentos adquiridos com as aulas.

- Esse é meu trabalho. E eu preciso estar legalizado naquilo que eu faço. Além da conquista que é o registro profissional, as aulas práticas e teóricas foram fundamentais. Não é porque trabalhamos no mar que sabemos tudo. Destaco também o companheirismo de todos e o empenho dos professores - avaliou Paulo.

Compuseram a mesa da cerimônia, além do secretário municipal Júlio Magno, o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz; o superintendente do Ministério da Agricultura e Abastecimento no Rio de Janeiro, Essiomar Gomes; o diretor da Propescar, Marcelo Tavares da Conceição; o delegado da Capitania dos Portos, Manoel Antônio da Cruz; o presidente da Cooperar, Astrogildo Gomes; e a vereadora Lia.

- Sabíamos que estávamos lidando com pescadores de vasto conhecimento empírico, aquele que todos trazem dos anos de prática do ofício. Agora, com os novos conhecimentos, todos se tornarão ainda melhores profissionais. O conhecimento científico, aplicado ao conhecimento empírico, fará com que vocês cresçam - destacou Astrogildo Gomes.
 

Júlio Magno fez agradecimentos especiais à equipe de funcionários da Secretaria de Pesca, ao deputado federal Luiz Sérgio, por sua participação efetiva em benefício do setor pesqueiro de Angra dos Reis e a todos parceiros que possibilitaram a realização do curso.

- É bom que vocês saibam do esforço conjunto que foi feito para trazer esta legalização para vocês. E que a partir de agora vocês tenham ainda mais orgulho em dizer que são pescadores. Não garanto que ainda haverá tempo de provocarmos mais um curso desse ainda em nossa gestão, mas continuaremos cobrando, para que novas turmas possam se formar - disse o secretário aos formandos.