Três Rios - 10/08/2016 | 08h57m
Três Rios recebe Centro Oncológico Municipal
Três Rios
O municÃpio recebe nesse ano um importante avanço na Saúde Pública: a entrega do Centro Oncológico Municipal, que funcionará no antigo SASE, no bairro Vila Isabel.
O Centro Oncológico receberá não só os pacientes de Três Rios como também de todo o centro-sul fluminense, dividindo com o municÃpio de Vassouras o tÃtulo de referência em alta complexidade em tratamento quimioterápico na região.
Segundo informações do subsecretário de Saúde, Romero Bandeira, no Centro Oncológico, além do tratamento com quimioterapia, acontecerá a primeira consulta para os pacientes diagnosticados com câncer, onde o médico realiza o estadiamento, que é o processo para determinar a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa e onde está localizado. É a forma como o médico determina o avanço do câncer de uma pessoa.
"Além do estadiamento, o centro oferecerá o 'follow up', ou seja o acompanhamento ou seguimento de determinados acontecimentos da doença, cuidando para que os resultados esperados sejam alcançados" - explicou Romero.
- Hoje temos cerca de 120 cidadãos trirrienses que saem diariamente, em ambulâncias ou vans da secretaria municipal de Saúde para fazerem tratamento em outras cidades. Sabemos que é um dos piores momentos na vida de uma pessoa e toda famÃlia, por isso considero que esta será sem dúvida, uma grande conquista para todos nós. É um carinho, um conforto que devemos e podemos oferecer a nossos pacientes - declarou o prefeito Vinicius Farah, que conseguiu junto à Fundação Severino Sombra, de Vassouras, o aporte para realização desta obra e manutenção da Unidade.
Os pacientes que necessitarem de cirurgia serão encaminhados para o Hospital Universitário de Vassouras.
Acompanhando pessoalmente o trabalho, o arquiteto Paulo Roberto Mont`Mor Neves informou que a obra foi licenciada pela Vigilância Sanitária, seguindo as normas técnicas da RDC 50 da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - que prevê que estabelecimentos hospitales no Brasil sigam critérios de organização e estruturação, estabelecendo cuidados especialmente com o controle de infecções hospitalares.