Matérias - 15/08/2016 | 11h47m
Cidade americana enfrenta segunda noite de protestos
Milwaukee
A cidade de Milwaukee, a maior do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, enfrentou sábado,
Pelo menos um policial foi levado para o hospital, depois de ser atingido por uma pedra jogada no interior do carro da polÃcia por um dos manifestantes. Uma pessoa também foi ferida à bala e levada para o hospital. A agitação continuou pela madrugada de segunda-feira, 15. Para tentar conter a revolta, a polÃcia fez várias prisões e cercou o centro da cidade.
O secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Friedman, disse domingo, 14, que o presidente Barack Obama está recebendo todas informações sobre o desenrolar dos acontecimentos em Milwaukee.
A revolta começou sábado, 13, à tarde quando a polÃcia atirou e matou um homem de 23 anos. Segundo a polÃcia, ele foi parado numa blitz e tentou fugir, com uma arma na mão. A polÃcia informou que o homem tinha ficha criminal. Por causa dessa ação policial, porém, manifestantes encheram as ruas da área onde houve os tiros, mas foram confrontados pela polÃcia. A violência se espalhou por outras áreas da cidade.
Conflitos raciais, envolvendo a polÃcia e manifestantes, têm ocorrido em várias cidades norte-americanas nos últimos meses. Em 7 de julho deste ano, um atirador matou cinco policiais em Dalas, no Texas, e feriu mais nove. Dois civis também ficaram feridos. O tiroteio aconteceu no fim de um protesto pacÃfico contra o assassinato de negros, pela polÃcia, em Baton Rouge, Louisiana, e em Falcon Heights, Minnesota, que tinha ocorrido poucos dias antes da manifestação.
Esses confrontos provocaram nos últimos tempos um grande debate nacional sobre o papel da polÃcia. O questionamento sobre o papel da policia, em Milwaukee, não começou agora. Em