Sábado, 23 de agosto de 2025 | 09:35

Matérias - 17/08/2016 | 08h16m

João Havelange morre aos 100 anos

Rio de Janeiro

O ex-presidente da Fifa, João Havelange morreu terça-feira, 16, no hospital Samaritano, localizado no Rio de Janeiro. No final do ano passado, o dirigente tratava de problemas pulmonares.
 

Havelange esteve no comando da Fifa entre 1974 e 1998. Ele também foi presidente de honra da entidade até 2013, quando seu título foi retirado após denúncias de corrupção.

 

Ex-atleta e comandante da Fifa

Carioca de ascendência belga, Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange, ou João Havelange (como ficou mais conhecido), nasceu no dia 8 de maio de 1916. Desde muito cedo dedicou sua vida ao esporte. Foi um histórico dirigente e atleta tendo praticado natação e pólo aquático profissionalmente.

Torcedor do Fluminense, destacou-se no próprio clube de coração como atleta. Começou nas categorias de base de futebol do clube, onde foi campeão carioca juvenil em 1931. Entretanto, não seguiu no futebol e rumou para natação.