Sábado, 23 de agosto de 2025 | 02:24

Matérias - 02/09/2016 | 06h30m

SMAC inaugura CRAS no bairro Voldac

Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), inaugurou na manhã de sexta-feira, 2, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) João Silveira Filho, na Rua Salomão Machado da Silva, 24, no bairro Voldac. O Centro Social foi construído ao custo de R$ 588.650, 88 pela empreiteira Impermeabilização e Tintas Sul Fluminense.
 

A unidade tem recepção, sala administrativa, sala para atendimento, três salas multiuso para atividades, banheiros masculinos e femininos e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, auditório com 70 lugares, cozinha artesanal com dispensa e paneleiro, área de serviço e estacionamento.

Durante a cerimônia foi inaugurada a revitalização da praça ao lado do Cras, que ganhou novo piso, plantio de grama e foram colocados bancos e mesas de jogos. O ponto de ônibus, que fica na praça, também foi revitalizado.

Esta é a segunda unidade de CRAS entregue à população em menos de um mês.

“O primeiro CRAS foi no bairro São Cristóvão e com a inauguração da unidade do Voldac, o município passa a ter 35 CRAS e com isso a nossa cidade possui o maior número de cras por habitante do Brasil”, explicou o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, acrescentando mais três CAMs (Centros de Atividades Múltiplas) fazem parte da Rede de Assistência Social.

“Duas novas unidades dos Cras serão implantadas nos bairros Jardim Cidade do Aço e Ponte Alta. Além disso, outros dois CRAS passarão por reforma e ampliação: um no Retiro e outro no Siderlândia”, afirmou Munir, frisando que além dos CAM´s do São Geraldo, Siderópolis e Morada do Campo, o bairro Aero Clube também receberá uma unidade.

 

SERVIÇOS - Os CRAS funcionam a partir do trabalho de equipes interdisciplinares, que contam com assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, um coordenador e auxiliares. O atendimento é feito com o acompanhamento social das famílias, os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, e com as iniciativas de inclusão produtiva e geração de renda.

 

HOMENAGEADO - João Silveira Filho, filho de João Silveira de Souza e Adelaide Alvernaz Antunes, trabalhou desde muito jovem na panificadora de seu pai, conciliando com os estudos. Perto dos 20 anos, tornou-se o secretário de Finanças mais jovem de Minas Gerais.

Foi casado com Lila Carli Bertazzo e no fim dos anos 50, com 5 filhos, João exercia a função de tesoureiro da prefeitura de Mirai-MG. Vislumbrando um futuro mais promissor para sua família, enxergou na construção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) a oportunidade perfeita.

Mudou-se para Volta Redonda em fevereiro de 1959, trabalhando na antiga LCM e sendo promovido a sub-chefe até se aposentar em 1971. Na década de 60, ainda presidiu a Cooperativa de Consumo da CSN.

Concomitantemente ao trabalho em período diurno, João lecionou no Instituto Batista Americano por quase 20 anos. Em 1988, foi homenageado pela Câmara de Vereadores como cidadão Volta Redondense. Nos anos 90, João Silveira Filho ainda foi homenageado pelo Lar Pestalozzi (Apae), com uma placa, reconhecendo tantos anos de trabalho e dedicação à instituição.